Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Festa da Natividade de Nossa Senhora


  Hoje celebramos a Festa da Natividade de Nossa Senhora, isto é, a festa de seu nascimento. Esta liturgia já era celebrada desde o início do cristianismo, no Oriente. E, no Ocidente, desde o século VII. O profundo significado desta festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria para ser o nosso Salvador. Para vir o Messias ao seu povo, Deus escolheu uma Virgem especial, dotada de todas as virtudes humanas e espirituais para ser a Mãe do Senhor. O nascimento de Maria é já o início dos novos tempos e o alvorecer de uma nova época, banhada pela graça e misericórdia.

  No seu “Sermão do Nascimento da Mãe de Deus”, diz-nos lindamente o Pe. Antônio Vieira: “Perguntai aos enfermos para que nasce esta Celestial Menina. Dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança; os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes: para Senhora da Paz; os desencaminhados: para Senhora da Guia; os cativos: para Senhora do Livramento; os cercados: para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes: para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna: para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida: para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos: para Senhora da Graça; e todos os seus devotos: para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz (...), dirão que nasce (...) para ser Maria e Mãe de Jesus”. (Apud José Leite, S. J., op. cit., Vol. III, p. 33.).
                                                                                                    

  Precisamente nove meses depois de comemorar a Imaculada Conceição da Virgem, a Igreja celebra a festividade do seu Nascimento. Este sinal da bondade de Deus também nos fala sobre o valor de uma vida e o futuro que ela terá. Maria nasce para algo grande e belo, e sua vida é, desde cedo, uma oferta agradável ao Pai. E a nossa vida? Como a vivemos? Como a dedicamos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.