Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 26 de setembro de 2015

Hoje é Dia de São Cosme e São Damião


  Hoje é dia de São Cosme e São Damião e não amanhã como muitos ainda pensam. Esses mártires sofreram o sacrifício em Ciro (na Síria), provavelmente durante a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV. A data de 27 de Setembro corresponde provavelmente à dedicação da Basílica que o Papa Félix IV mandou construir em honra deles no Foro Romano e é a antiga data de sua comemoração, hoje dando lugar a São Vicente de Paulo. A Igreja onde estão algumas de suas relíquias é ainda meta de mais turistas que de devotos, pelo esplêndido mosaico que lhe decora a ábside.

  Pouco sabemos sobre eles. O que nos chega pela tradição é que eram irmãos e que curavam "todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais", fazendo tudo gratuitamente. Em grego são chamados de "anargiros", isto é, sem dinheiro. Diante de sua bondade para com todos, em especial para com as crianças, ficaram muito conhecidos e levantaram o ódio das autoridades pelo testemunho que davam de Cristo e de sua santa caridade.


  Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas "os dardos voltavam para trás e feriam a muitos, porém os santos nada sofriam". Foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos e somente assim os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo. Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente. Seus nomes estão no Cânon Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.