Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Estamos no mês das Festas juninas!


  Iniciamos o mês de Junho e, com ele, as chamadas “Festas juninas”. O que são elas? Qual a sua origem? Por mais democrática que seja, estas festas nasceram “católicas”, isto é, ligadas à doutrina católica. Dançar a quadrilha, ir a uma quermesse, soltar rojão e fazer fogueira, tudo é altamente simbólico dentro do catolicismo. Muita gente pensa que é apenas uma festa folclórica, popular, mas a verdade é que todos esses “ritos” têm sua raiz no cristianismo.

  As festas juninas ou “joaninas” são uma celebração religiosa européia tradicional do mês de Junho; elas tiveram origem nos países católicos que louvavam os santos através de comemorações com novenas, Missas e ladainhas (dentro da Igreja) e danças, comidas típicas e brincadeiras (fora da Igreja). Sobretudo no período medieval, as festas de junho se intensificaram.

  Quando chegaram ao Brasil, no século XVI, as festas joaninas (nome devido ao santo principal, São João) ganharam a corruptela de “juninas”. Misturando-se mais tarde com influências indígenas e negras e a elementos autóctones, as festas juninas se desenvolveram, sobretudo, no nordeste brasileiro. Nelas são festejados os principais santos populares do mês de junho: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).


  Hoje, cidades como Caruaru, em Pernambuco e Campina Grande, na Paraíba disputam o “melhor São João”. Suas famosas quadrilhas e seus trinta dias de festa, despertam em todos admiração e empolgação. Mas, na origem de tudo, está a devoção aos amigos de Deus que fizeram a sua santa vontade e estão hoje no céu a interceder por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.