Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 1 de junho de 2013

Hoje é Dia de São Justino, mártir


  São Justino converteu-se ao Cristianismo por volta do ano 130, mas antes tinha se dedicado ao estudo da filosofia grega; copiando uma prática dos filósofos gregos, fundou uma escola em Roma com a finalidade de transmitir os ensinamentos cristãos. Morre decapitado com outros seis cristãos em 165.

  Para sua conversão, porém, revelou-se determinante o testemunho dos mártires: “Quando ainda era discípulo de Platão, eu ouvia as acusações dirigidas aos cristãos. Mas, vendo-os intrépidos diante da morte e diante daquilo que os homens mais temem, compreendi que era impossível que eles vivessem no mal.”

  Segundo São Justino, o homem pode saber, por meio do intelecto, que Deus existe, mas esse conhecimento é incompleto, a não ser que se tenha fé em Cristo, o Verbo (logos) encarnado, que realiza a plena revelação divina. Para explicar esse argumento, o apologista lança mão do estoicismo (o logos enquanto organizador do universo).


  Tomando emprestada essa ideia, Justino afirmava que Deus planta na alma dos homens de boa-vontade as suas logos spermatikoi, as sementes do Verbo. Por isso, todos os grandes filósofos da Antiguidade teriam vivido e pensado em maior ou menor medida segundo a vontade de Deus. Entretanto, somente os cristãos tem a plenitude do Verbo, e não somente fragmentos dele, por meio da fé. 

  Cheio de fé e devoção, disse ao morrer: "Ninguém de bom senso abandona a piedade para cair na impiedade". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.