Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 2 de junho de 2013

Homilia do 9° Domingo do Tempo Comum


  A Liturgia de hoje nos fala sobre o precioso dom da fé. A fé é a virtude do fiel que se abre ao poder de Deus; pode ver o milagre antecipado porque acredita em Deus, sem reservas. A fé é ter a posse daquilo que ainda não possuímos, mas que desejamos ardentemente de todo o coração e alma. Sem ela, não ouvimos a Deus; sem ela, o mundo é apenas um adversário e as pessoas são um peso sem fim; sem a fé, nossa vida é apenas matéria; sem a fé, a esperança não acompanha e a caridade é inexistente.

  Não foi sem necessidade que o Papa “emérito” Bento XVI quis declarar este ano como “Ano da Fé”. Ele percebeu a grande crise em que vivemos: crise de fé, que nos faz suspeitar de Deus e abrir portas para a descrença no seu poder e nas realidades celestes. Respira-se este ambiente de descrença em muitos lugares e até dentro da própria Igreja; o “Ano da Fé”, lembremos, é em primeiro lugar, dedicado aos católicos e depois a todos os homens e mulheres de boa vontade. Cabe a nós nos perguntarmos sobre como vai a nossa fé.

  O Evangelho de hoje é uma mostra de como devemos crer e de como Deus age, independente de nossos esforços. O encontro de Jesus com o centurião romano é um momento de abertura à graça divina, de síntese entre a fé humilde e confiante. “Humilde”, porque o centurião percebe a necessidade da força maior que a dele, percebe os limites da sua humanidade e se vê indigno de se apresentar diante de Deus; “fé confiante”, porque o romano tem a certeza de que Jesus pode fazer o melhor e que fará, de fato, na velocidade de uma palavra, mesmo à distância. Que maravilha esta fé! Não foi à toa que o próprio Senhor Jesus se admirou deste fato. Isto nos faz pensar nas muitas vezes em que nossa fé fraca e obsessiva quis seguranças da parte de Deus... tocar, ver, sentir... quantos precisam disso para ver a eficácia da graça divina, como se Deus não tivesse o poder de fazer qualquer coisa quando quisesse e como quisesse! “Senhor, dize uma palavra e basta”. Será que basta para nós a Palavra de Deus?

  “Qual o mistério da fé ardente do centurião romano?”, talvez nos perguntemos. Penso que uma das respostas seja o seu caráter e o dom de seu amor. Pela narração evangélica, percebemos que ele não é uma pessoa arrogante, esnobe, apegada a títulos e cargos. Ele se faz amigo dos judeus, mesmo não sendo um deles e pede uma graça não para si, mas para um de seus servos, demonstrando afeição a um subalterno e indicando que mesmo sendo de patente superior, olha para todos como irmãos. Para alguns na Igreja, falta caráter, humanidade, falta amor e, por isso, claro a fé anda em baixa...


  Embora nem Jesus, nem o centurião se conheçam pessoalmente, há um diálogo entre eles e o que se vê é o encontro do Senhor com um servo reverente; se há, e há uma distância física entre eles, esta é encurtada pela fé pura do centurião e pela palavra poderosa de Cristo. O resultado é o milagre: quando uma fé suplicante encontra a palavra eficaz de Cristo, tudo é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.