Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

A Devoção a Nossa Senhora na Ordem do Carmo


  A Ordem do Carmo é uma Ordem Religiosa que desde a sua origem se distinguiu como uma Ordem eminentemente Mariana: o nosso título jurídico é este: Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Prova desta índole Mariana da Ordem do Carmo está exatamente na existência da primeira capela dedicada a Nossa Senhora construída no Monte Carmelo. Ali naquela capelinha, nasceu entre os Carmelitas, o seu amor e sua devota veneração a Santíssima Virgem Maria. A nossa devoção a Maria foi crescendo no correr dos anos, criou raízes na Ordem e fora dela e ganhou um impulso extraordinário em meados do século XIII - com a aparição de Nossa Senhora a São Simão Stock entregando-lhe o seu Escapulário.
 
  Porém a devoção Mariana na Ordem do Carmo, remonta do Antigo Testamento, que segundo o profeta Elias, vendo uma nuvenzinha, que se levantava no mar, bem como a pegada de homem, teria nela reconhecido no símbolo, a figura da futura Mãe do Salvador (1 Reis 19,44). Os discípulos de Elias, recordando aquela visão do mestre, teriam fundado uma Congregação, com sede no Monte Carmelita, com o fim declarado de prestar homenagens à Mãe do Senhor.

  O Monte Carmelo se separa a Palestina da região de Tiro. Sua elevação e formosura é decantada no livro do Cântico dos Cânticos neste tópico tão poético: “Tua cabeça é como o Carmelo” (Ct 7,5). Até os pagãos veneravam este monte, pois Tácito diz que havia ali um altar e Suetônio narra que o Imperador Romano Vespasiano aí ofereceu um sacrifício. No tempo do profeta Elias foi o local triunfo do mesmo sobre os sacerdotes de Baal. 


  O Monte Carmelo foi guarida freqüente do profeta Eliseu e Nossa Senhora é o “Refúgio dos Pecadores”. Os discípulos dos referidos profetas viveram nas fraldas deste Monte e foram, por assim dizer, os antecessores dos carmelitas de todas as eras. Na época das Cruzadas, na Idade Média, para lá se dirigiram muitos cristãos e através de uma lenta formação deram origem à atual Ordem carmelitana fundada em 1180. Sob a invocação de Santo Elias lá se edificou um Convento, depois transformado em Hospital.  Quem viaja ao Oriente não deixa de visitar o formoso mosteiro a quinhentos metros sobre o nível do mar com uma belíssima Igreja Stella Maris. Debaixo do altar, há uma gruta chamada de Elias onde se celebram Missas participadas por inúmeros devotos. A recordação de todos estes fatos, ao ensejo da festa de Nossa Senhora do Carmo, alimentam a devoção à Mãe de Jesus. Dela, diz São Bernardo, nunca se ouviu dizer que não tivesse atendido as súplicas dos que a invocam com confiança e imitam suas virtudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.