Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 18 de julho de 2015

Nada antepor ao amor de Cristo ou "Quais as minhas prioridades?"


  Configurar-se, é assumir a figura, as feições, os sentimentos, as atitudes daquele que é para nós o modelo, o ideal. Desde muito cedo esta meta se colocou para os que desejam seguir a Cristo Jesus. Paulo foi, talvez, o que o manifestou com mais ousadia, paixão. Mas ao longo da história da Igreja, inúmeros foram os testemunhos nesta mesma linha. No dizer de Thomas Merton, o santo que mais se assemelhou a Cristo foi Francisco de Assis. Não há dúvida da singularidade do Pai seráfico, que nos toca profundamente. Mas, graças a Deus, há uma belíssima fileira de configurados com Cristo pela história afora, até nossos dias, dos conhecidos aos muitos desconhecidos, que espelham as facetas da alma cristã em grau exemplar. Cada um de nós terá, com certeza, pessoas significativas em nosso itinerário para Deus, que formam como que uma comunidade espiritual para nós (cada um tem sua inspiração).

  Entre os muitos outros que se configuraram a Cristo de forma exemplar, São Bento mantém toda força de inspiração para muitos ainda hoje. Sua frase lapidar, tirada de São Cipriano: “Nada antepor ao amor de Cristo” – RB 4, 21- mais reforçada no RB 72 com o acréscimo do “absolutamente”, dirige-nos para uma meta: “que nos conduza juntos para a vida eterna”- RB 72, 12. São Bento espera que o homem dê prioridade a Deus, que não coloque nada nem ninguém em seu lugar. “Antepor” significa realmente colocar algo entre mim e Deus, construir um muro, uma separação, pôr uma pedra na relação entre o homem e Deus, interferir nessa relação de amor, prejudicando o sucesso e o crescimento da mesma. Quantas vezes não é essa a realidade de nossas vidas... colocamos coisas, circunstâncias e até pessoas entre nós e o Bom Deus, pervertendo nossa religião e definindo como apenas um lugar de busca de cura, de bênção, de interesses humanos, mas não de doação de amor Àquele que primeiro nos amou...

  “Nada antepor” – família, trabalho, estudo, lazer, planos pessoais, cursos, viagens... nada deveria se meter entre nós e nosso Deus. O amor de Cristo deveria ser nossa meta e nosso caminho, nossa certeza e nossa busca, nosso conforto e nosso porto seguro. É claro que fazemos muitas coisas por Deus, por Jesus, mas será que em todas elas Jesus é o centro? Será que não mudamos muitas vezes o centro de gravidade da nossa vocação, da nossa missão colocando noutras coisas o amor que devíamos devotar primeiramente a Cristo? Às vezes escondemos nossas verdadeiras intenções atrás de “piedosas orações” que na verdade são uma farsa, um engodo para tirar de Deus o que queremos, mas não para honrá-Lo e adorá-Lo como convém.


  Priorizar coisas em nossa vida nunca é fácil. Muitas coisas são importantes e, às vezes, num momento de crise, nada é importante. Mas ainda assim, devemos dizer à nossa vida o que importa, o que vem primeiro e isto é muito difícil. O que vem primeiro: a oração ou a faxina? O trabalho ou a missa? O lazer ou o estudo? O sono ou a vigília? O dever ou o prazer? São tantas coisas... E nosso coração pode ficar angustiado, confuso. Quais são minhas angústias? Quais são meus problemas reais? Eu sei separá-los dos que não são reais? Priorizar sempre na companhia de Deus. Quando nada colocamos no lugar d’Ele, nada antepomos ao seu amor, aí sim chegaremos a outras coisas importantes no nosso viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.