Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

A "maratona" do Papa Francisco


  A segunda viagem do Papa Francisco à América Latina pode ser chamada de verdadeira "maratona". Ela começou ontem, 5 de julho e decorre até ao dia 13 deste mês e levará o antigo cardeal de Buenos Aires, na Argentina, ao encontro de milhões de latino-americanos, menos à sua própria terra. Isso é no mínimo curioso. Alguns dizem que Francisco faz um sacrifício pessoal de não voltar à casa; outros hipotetizam que ele prepara uma viagem única e especial à terra de Perón. Perguntas sobre a não visita à Argentina à parte, Francisco fará uma viagem longa, importante e muito simbólica: um Papa latino novamente se encontra com os latinos e os confirma na fé.

  Francisco visitará o Equador, a Bolívia e o Paraguai. No seu programa, terá reuniões com bispos equatorianos, bolivianos e paraguaios, assim como se encontrará também com os sacerdotes e seminaristas destes países, além de presidir diversas Missas festivas e campais. O Papa também terá um encontro com o “mundo da Escola e da Universidade” na Pontifícia Universidade Católica do Equador e outro com representantes da sociedade civil, na igreja de São Francisco, num dia que se encerra com uma visita privada à “Iglesia de la Compañia”, uma igreja jesuíta importante desse país.

  O Pontífice também visitará Casas de caridade como a “Casa de Repouso das Missionárias da Caridade”, a congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá e encontrará os representantes de movimentos sociais como no “II Encontro Mundial dos Movimentos Populares na ‘Expo Feria’”. Os dirigentes das Nações também serão encontrados e espera-se do Papa discursos contundentes, animando tais governantes à luta contra a pobreza e à injustiça.

  Também as crianças terão seu lugar especial nesta visita; o Papa visitará um hospital pediátrico no Paraguai, antes da Missa na praça do Santuário mariano de Caacupé; depois à tarde, ainda no Paraguai, o Sucessor de Pedro se encontrará com representantes da sociedade civil, incluindo as comunidades indígenas e camponesas, e preside depois à oração de Vésperas na Catedral Metropolitana de Assunção. O último dia da visita ao Paraguai, 12 de julho, começa numa área pobre, junto da população de Bañado Norte, e a Missa no Campo Grande de Ñu Guazú, com orações em guarani.


  Nesta que será a sua segunda viagem à América Latina, o Papa Francisco fará 22 discursos programados, além de intervenções livres que já são sua marca. No total, o Papa vai percorrer 24.730 quilômetros (o equivalente a mais de meia volta ao mundo), em sete voos que totalizam cerca de 33 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.