Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 17 de novembro de 2013

O Ano da Fé termina, a vivência da Fé continua


  Em meio às comemorações desta data significativa para a Igreja, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, em seu mais recente artigo, disse que neste ato de renovação da Fé, há uma força testemunhal muito expressiva, a qual "cremos apenas de modo individual e subjetivo, mas em comunidade, juntamente com muitos outros, que professam a mesma Fé". A Igreja é uma grande comunidade de Fé, formada de inúmeras comunidades menores e, finalmente, de pessoas, que creem pessoalmente e vivem a comunhão de Fé com grande comunidade eclesial, escreveu.

  Segundo o Cardeal, "são incalculáveis aqueles que viveram essa mesma Fé", a qual a Igreja também crê, “e já nos precederam na ‘casa do Pai”. Para Dom Odilo, o Ano da Fé foi uma bênção, auxiliando-nos a tomar uma consciência renovada da preciosidade da Fé da Igreja e da importância de professá-la com convicção e alegria. "O Ano da Fé termina, mas a vivência da Fé continua; temos agora o nosso compromisso de testemunhar a Fé com intensidade e de traduzir a Fé em frutos de vida cristã. Não basta ter iniciado bem o caminho: é preciso perseverar nele, para alcançar a meta da nossa Fé: a vida eterna e a comunhão plena com Deus", ressaltou.

  Dando ênfase sobre o significado da Fé, o Arcebispo esclareceu que "a Fé é um dom precioso, recebido de Deus, e que requer a nossa resposta diária através das atitudes de Fé", pois ela nos "leva a viver em contínua sintonia e comunhão com Deus e a ter as luzes de Deus (lumen fidei), para iluminar todas as circunstâncias da vida", além de nos ajudar a fazer as escolhas certas. "Podemos imaginar a Fé como uma planta, que precisa ser cultivada para viver, florescer e produzir frutos. A Fé precisa ser alimentada no encontro pessoal frequente com Deus na oração. Sem oração, a Fé enfraquece e morre, como a planta, que não recebe água. Alimento essencial da Fé é também a Palavra de Deus, acolhida quer na Liturgia, quer em outras ocasiões, como também na leitura pessoal e orante da Sagrada Escritura".

  Ainda de acordo com Dom Odilo, para ter uma compreensão melhor sobre a Fé da nossa Igreja, "é importante ler e conhecer o Catecismo da Igreja Católica; ele é a explicação que a própria Igreja dá oficialmente sobre os motivos e as bases da nossa Fé". Concluindo, o Cardeal afirmou que, somente "a Fé verdadeira produz frutos", que são as "obras da Fé". Frutos da Fé são as boas obras da justiça, caridade e solidariedade, que revelam a fecundidade e autenticidade da Fé. São ainda as virtudes humanas e cristãs, que traduzem o jeito de viver de quem está em sintonia com Deus".


Fonte: Portal Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.