Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Franciscano é decapitado na Síria, "em nome de Alá". O verdadeiro Deus disse: "Não matarás"


  Um frade franciscano foi decapitado por rebeldes sírios em um mosteiro no norte do país, confirmou o Vaticano nesta terça-feira (2/7). O padre François Murad, de 49 anos, foi morto em 23 de junho durante um ataque de militantes das guerrilhas rebeldes ao convento onde ele havia se refugiado. O religioso foi decapitado diante de dezenas de pessoas que gritavam “Alá é grande”.

  Segundo a Custódia Franciscana da Terra Santa, o Padre François era bem conhecido na região, para onde havia se retirado há alguns anos como ermitão, após ter realizado o noviciado franciscano para a Custódia em Roma, pois era originário da Síria. “Seus vínculos com a Custódia continuaram fortes e deslocava-se com frequências entre os diferentes mosteiros para ajudar e substituir os monges. Até o ponto em que tornou-se um dos nossos”, afirmou Frei Pierbattista Pizzaballa, Custódio da Terra Santa.

  “Desde o começo da guerra na Síria, ele havia deixado sua ermida para cuidar de um frade enfermo e prestar serviços numa comunidade religiosa próxima, encontrando-se assim mais seguro. As circunstâncias trágicas de sua morte são sentidas especialmente na Custódia”, diz o comunicado. A nota indica ainda para os grandes riscos que correm os sacerdotes que vivem na Síria, acrescentando que “os frades acolhem os refugiados em alguns conventos, que se converteram em verdadeiros dormitórios, além de distribuírem alimentos a todos que batem à porta”.

  A Custódia sublinha que o sequestro de dois bispos dos quais não se tem noticias há dois meses e o bombardeio de um convento em território sírio em dezembro são o reflexo da difícil situação vivida no país. “A morte do Padre François foi um duro golpe para todos os frades. Apesar de tudo, eles continuam sendo uma grande ajuda espiritual para a população a quem servem”, diz o texto. Por fim, o comunicado lança um apelo à comunidade internacional para que se encontrem canais de diálogo com as forças militares presentes na Síria e se estabeleça uma trégua, para se trabalhar na conciliação das partes envolvidas no conflito”.


Fonte: Comissariado da Terra Santa

Um comentário:

  1. É uma situação lamentável na Síria! A civilização - que acho que é civilizados - matam outras pessoas que não tem nada haver com os conflitos internos no país, para justificar a ignorância, de que estão a serviços de Alá.

    Perguntou-lhes: Se fosse contrário? Como eles reagiriam?

    ResponderExcluir

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.