Mônica nasceu no norte da África e sempre foi cristã. Casou-se, porém, com um pagão de nome Patrício, com quem teve três filhos. Um deles, mais tarde viria a ser um dos personagens mais importantes da Igreja: Santo Agostinho. O marido a fez sofrer bastante, mas Mônica confiava em Deus e pedia sempre a graça da conversão de seu marido, o que veio a conquistar um ano antes de seu falecimento. Viúva, Mônica passou a concentrar sua atenção nos filhos, sobretudo em Agostinho que se revelava um jovem rebelde, apesar da extrema inteligência.
Uma bolsa de estudos levou Agostinho à Universidade de Cartago, onde aprendeu doutrinas totalmente contrárias à cristã e entregou-se à libertinagem. Quando descobriu o tipo de vida que Agostinho levava, Mônica o proibiu de voltar para a casa. Durante 17 anos viveu afastada do filho, apenas rezando por sua conversão. Quando completou 29 anos, Agostinho seguiu para Roma, onde pretendia ensinar retórica. Mônica, convencida que ali conquistaria a conversão do filho, o seguiu. Em Roma, Agostinho torna-se amigo do Bispo Ambrósio que o conquistou com suas pregações. Convertido, o rapaz reconciliou-se com sua mãe, de quem passou a ser o grande companheiro até a morte dela.
O exemplo de Mônica nos leva à imagem da mãe que nunca desiste de seus filhos. Peçamos, hoje, a Deus, que os exemplos que mãe que temos em nossas vidas sejam sempre marcas do amor de Deus que também não desiste de seus filhos.
Oração à Santa Mônica:
Santa Mônica de vós foi dito com razão, a respeito da conversão do vosso filho Agostinho: “Não pode ficar sempre perdido um filho de tantas lágrimas.” Olhai agora para o meu coração angustiado por causa do comportamento de meu filho (a). Tenho sofrido tanto desgosto. Santa Mônica, intercedei por mim e por meu filho (a). Livrai-o (a) do tóxico, do vício e das más companhias.
Juntai as vossas lágrimas com as minhas, para comover o coração de Deus. E assim o meu filho(a) vai voltar para o bom caminho da fé e da bondade. Eu confio em Deus e na vossa intercessão de mãe junto a ele. Minha Santa Mônica, implorai ao Pai do Céu, para que chame de volta o meu filho(a), que certamente não está feliz. Concedei essa alegria ao meu coração amargurado. Santa Mônica, rogai por nós. Santo Agostinho, rogai por nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.