Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 10 de agosto de 2014

Hoje é Dia de São Lourenço - Dia do Diácono


  São Lourenço foi o primeiro dos sete diáconos da Igreja de Roma e um dos santos mais venerados pela antiguidade cristã e pela Idade Média. Essa função fazia dele, depois do Papa, (na época era Sisto II), o primeiro responsável pela Igreja e pela caridade em favor dos pobres. No auge da perseguição de Valeriano, o próprio pontífice foi preso e conduzido ao martírio e por esta razão concedeu a São Lourenço o encargo de distribuir tudo o que tinha aos pobres.

  Quando o imperador impôs a Lourenço que entregasse todos os bens de que ouvira falar, este, num ato ousado, reuniu um grupo de indigentes, paupérrimos e os levou diante de Valeriano dizendo: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda a parte”. Com tal frase, quis dizer que as almas valiam muito mais do que todo dinheiro, mesmo que ele lhes fosse também necessário. Seu martírio foi escolhido com crueldade maior que sua ousadia: foi assado vivo.


  E ainda em meio ao sofrimento encontrou forças para dizer: Vire-me, que já estou bem assado deste lado. São Lourenço é um exemplo de fé inabalável. Sofreu o martírio em 258, na perseguição de Valeriano. É padroeiro de arquivistas, bibliotecários e churrasqueiros. Façamos agora uma oração ao glorioso mártir: Oração de São Lourenço: “Dai-nos, Senhor, a Graça de sermos sempre resolutos e corajosos para enfrentarmos os combates, em nome da Verdade e da fé. Concedei-nos, pela intercessão de Vosso Servo São Lourenço, a Graça que vos pedimos (pedir a graça). Por Cristo, Nosso Senhor, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.