Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Hoje é Dia de São Bernardo de Claraval,monge e místico


  Testemunha privilegiada, cantor sublime, impulsionador fascinante da Ordem Cisterciense foi São Bernardo. A história eclesiástica do segundo quarto do século XII (1123 – 1153) se compreende na pessoa carismática de São Bernardo “não houve de fato acontecimentos no qual São Bernardo não tenha se interessado: Oriente e Ocidente, Igreja e sociedade laical, clero secular e regular sofreram a marca da sua genialidade:  Papas, bispos, reis, senhores feudais, camponeses, foram de diferentes modos repreendidos, moderados, agredidos como também confortados, exortados, encorajados, inflamados por este monge ardente e impetuoso, um verdadeiro enviado de Deus para livrar os homens da iniqüidade e do vicio, para tirá-los em seguida, direcionando-os ao caminho da mais alta espiritualidade cristã”.
 
  Bernardo é passado à história, sobretudo pela ajuda e influência do seu pensamento, da sua experiência de místico que permeou toda a baixa idade média e reafirmou, em grande exigência de autenticidade e de experiência do Divino a metade do séc XV na “theologia cordis”, na “devotio catholica”: “As influências religiosas nestes tempos foram enormes; dele dependendo toda a mística da idade média e atingindo de mão cheia, uma elevada produção literária quase igual a Santo Agostinho”. 

  A compreensão de são Bernardo nos dá certeza, da tamanha experiência, do tamanho da busca do ideal da vida monástica como a mais alta expressão da vida cristã. Bernardo foi um homem de muita ação por causa das circunstâncias não por sua vontade: “Ele quis ser monge, sempre monge, aspirando que a meditação das coisas divinas, a prática do ascetismo, que mortificando a carne e o espírito, permita de alcançar aquele Jesus crucificado que para si era a compreensão de toda a sua filosofia”.  O ideal monástico de Bernardo é intimamente coligado ao claustro cisterciense. Se o monaquismo é o ápice da perfeição cristã, a aspiração à vida monástica fica diretamente ligada ao mosteiro cisterciense, ele só pode ser ideal cisterciense, ao movimento cisterciense: “Extra Cistercium nulla salus”. 


Fonte: Portal do Mosteiro de Claraval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.