Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Encerramos hoje o Mês Vocacional


  Durante o mês de agosto, a Igreja no Brasil celebrou o “Mês Vocacional”. Todas as Paróquias fizeram menção das vocações e rezaram com mais fervor por cada chamado de Deus. Foi um momento forte e, certamente, muito proveitoso para refletir e interceder pela diversidade de vocações, carismas e ministérios presentes na Igreja de Jesus. Talvez alguns ainda não tinham se dado conta da importância e do valor de cada vocação e mesmo nem havia pensado em sua própria vocação. O mês vocacional passa, mas não a preocupação que cada um deve ter pela sua vocação e pelo cuidado por todas as vocações.

  Em comunhão com o Sumo Pontífice, o Papa Francisco, em seu Documento “Evangelii Gaudium” deveremos dar novos passos na assimilação do Evangelho da alegria, assumindo nossa responsabilidade como discípulos missionários, à serviço das vocações, carismas e ministérios. Sobretudo em nossa realidade, à luz do Documento 100 da CNBB, devemos transformar nossas paróquias em verdadeiras “casas da vocação”, onde cada um encontra seu caminho e sua missão na disponibilidade para com Jesus e sua Igreja.

  O mês vocacional termina, mas não o nosso comprometimento com a “Pastoral Vocacional”. É uma pastoral importantíssima que deve ganhar nossos esforços e nossa oração constante. Se não houver vocações, quem poderá dar continuidade à ordem do Senhor de evangelizar em toda a parte? Se não houver uma Igreja vocacionada, perdemos a alma missionária e nos transformaremos em meros “funcionários do sagrado”. A Pastoral Vocacional não é de um grupo, não é para uma paróquia, é para toda a Igreja e todos os grupos. Ela tem por objetivos: despertar para a vocação humana, cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus; cultivar os germes da vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre. Deve dar ênfase às vocações de especial consagração e, entre elas, particularmente, à vocação ao presbiterado” (PDV 34).


  Cada domingo, celebramos o mistério pascal pelo qual Jesus Cristo revelou, até às ultimas consequências, sua opção pela humanidade, vencendo, pela cruz, todos os limites que impedem a vida humana de ser também divina. Celebramos a Páscoa de Jesus Cristo que se manifestou em todas as pessoas e grupos que confessam sua fé profunda n’Ele e se tornam testemunhas do Reino. Hoje, último dia do mês de agosto, encerramos o mês das vocações rezando por todos os catequistas que se doam na missão de evangelizar. Que as meditações sobre a vocação e os testemunhos dos vocacionados tenham trazido a nós grandes motivações para continuar a seguir o Senhor de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.