Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Igreja anglicana aprova a ordenação de "Bispas"


  Com uma votação de braços levantados, a Igreja da Inglaterra dá luz verde às mulheres “bispas”. O Sínodo geral, reunido na Church House de Westminster, deu a sua aprovação formal à legislação - já aprovada pelo Parlamento em outubro - que permite as primeiras ordenações a partir do próximo ano.

  O sinal verde ocorreu durante a sessão presidida pelo arcebispo de York, John Sentamu, no dia da abertura de Londres. Para a aprovação não se recorreu a nenhum debate, simplesmente à maioria simples. A emenda foi assinada pelos arcebispos de Canterbury e York na frente de todo o Sínodo. Dessa forma se coloca um ponto final a uma longa e sofrida questão para a Igreja anglicana, que há dois anos, de novembro de 2012, estava para conseguir um resultado semelhante, porém perdido por só seis votos.

  O arcebispo de Canterbury Justin Welby, comentando o resultado - relata a BBC - disse: "Hoje podemos começar a abraçar uma nova maneira de ser Igreja e de avançar juntos", garantindo que "vamos continuar a buscar a prosperidade daqueles que não estão de acordo". A questão ‘mulheres bispas’ continua, de fato, a provocar radicais divisões na Igreja anglicana, entre aqueles que vivem tal mudança como coerente à sua fé e quase ‘necessário’ e os tradicionalistas que manifestam o total desacordo. Por isso a legislação aprovada inclui normas de salvaguarda para as paróquias que não queiram depender de uma “bispa”.


  Em todo caso, há 20 anos que as mulheres exercem o ministério ordenado na Churc of England, ordenadas pela primeira vez em 1994. De 7.798 sacerdotes, 1.781 são mulheres: elas representam, portanto, um terço do clero, mas nunca foram capazes de atingir cargos mais elevados. A votação do Sínodo Geral ‘alinha’ também os anglicanos ingleses com os da Austrália, Canadá, Índia, África do Sul e Estados Unidos, onde faz tempo que as mulheres são admitidas ao episcopado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.