Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Quais os sinais do fim do mundo?


  Embora a Sagrada Escritura não revele a data exata da Vinda de Cristo, ela revela uma série de sinais, através dos quais é possível julgar a respeito da proximidade relativa a esse dia. O Senhor Jesus Cristo concluindo Seu sermão a respeito do fim do mundo disse: "Compreendei isto pela comparação da figueira: quando seus ramos estão tenros e crescem as folhas, pressentis que o verão está próximo. Do mesmo modo, quando virdes tudo isto, sabei que o Filho do Homem está próximo, à porta" (Mt 24,32-34), ou seja, os acontecimentos por si mesmos lhes mostrarão o quanto está próximo o fim do mundo. Nos sermões de Cristo e nos preceitos dos Apóstolos, nós encontramos os seguintes "sinais" da aproximação da Segunda Vinda de Cristo:

A PROPAGAÇÃO GLOBAL DO EVANGELHO: "Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas as nações, e então chegará o fim" (Mt 24,14).

ENFRAQUECIMENTO EXTREMO DA FÉ. Apesar do ensinamento cristão ser conhecido, as pessoas se tornarão indiferentes a ele, assim "Quando vier o Filho do Homem, acaso achará fé sobre a terra?" (Lc 18,8). De acordo com as palavras do Apóstolo Paulo, aquele será o tempo "em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajuntarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas" (2 Tim 4,3-4). Em outras palavras, as pessoas se interessarão pelas coisas indiscretas e agradáveis de se ouvir e não pela verdade Divina.

SURGIRÃO MUITOS FALSOS PROFETAS E FALSOS MESSIAS, os quais irão seduzir as pessoas a toda sorte de seitas e cultos selvagens fornecendo costumes corrompidos à multidão. Com relação aos falsos profetas, o Senhor advertia os fiéis com as seguintes palavras: "Cuidai que ninguém vos seduza. Muitos virão em Meu nome dizendo: Sou eu o Cristo. E seduzirão a muitos... Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos... Muitos virão em Meu nome, dizendo: Sou eu" (Mt 24,4-5; 24,24; Mc 13,6). O livro da Revelação descreve os milagres do último falso profeta, e o Apóstolo Paulo explica que isto não serão milagres atuais mas mera ilusão. (Ap 13,13-15; 2 Tes 2,9).

CONVERSÃO DO POVO JUDEU PARA CRISTO. De acordo com o Apóstolo Paulo, a conversão dos judeus para Cristo coincidirá com o processo espontâneo de renúncia ao cristianismo de outros povos: "Não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não vos gabeis de vossa Sabedoria; esta cegueira de uma parte de Israel, só durará até que haja entrado a totalidade dos pagãos. Então Israel em peso será salva, como está escrito: virá de Sião o Libertador, apartará de Jacó a impiedade... O abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os Seus juízos e inexploráveis os Seus caminhos!" (Rm 11,25-33).

O MAL E A ILEGALIDADE SE FORTALECERÃO EXTREMAMENTE. A perda da fé acarretará consigo maior decadência da moralidade. O Apóstolo Paulo caracteriza as pessoas diante do fim do mundo, da seguinte maneira: "Nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigos dos prazeres e não de Deus, de piedade ostentando a aparência mas desdenhando a realidade" (2 Tm 3,1-5). "E ante o progresso crescente da iniquidade, a caridade de muitos se esfriará" (Mt 24,12).

  Do conjunto das profecias das Sagradas Escrituras deve-se concluir que a aproximação do último e terrível dia do final do mundo será precedida pela corrupção moral fortalecida, o que resultará em profundas perturbações na vida espiritual da humanidade. Os desejos da carne dominarão os interesses da alma. Perderão o interesse por Cristo e não pensarão mais Nele. Se extinguirá todo interesse e todo pensamento em Cristo; Sua vida e Seus ensinamentos se afastarão e ficarão na reminiscência para muitos. Se repetirá a situação de antes do dilúvio da humanidade, conforme podemos ler na Bíblia: "O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos do seu coração estavam continuamente voltados para o mal. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra... A terra corrompia-se diante de Deus e enchia-se de violência" (Gn 6,5-17). Situação semelhante da humanidade acontecerá também antes da Segunda vinda de Cristo.

  Crescerão a hostilidade mútua e o ódio, se reforçará a perseguição aos fiéis. Os cristãos serão odiados por pessoas que rejeitaram toda e qualquer cultura religiosa, qualquer menção sobre Sua autoridade e as quais confiam somente no poder de seu intelecto, sua sabedoria. O número de cristãos diminuirá bastante, e as vezes seus inimigos serão seus próprios parentes, conforme o Senhor prediz: "Então sereis entregues aos tormentos, matar-vos-ão e sereis por Minha causa objeto de ódio para todas as nações. Muitos sucumbirão, trair-se-ão mutuamente e mutuamente se odiarão... O irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho; e os filhos insurgir-se-ão contra os pais e dar-lhes-ão a morte. E sereis odiados de todos por causa de Meu nome... Entretanto, não se perderá um só cabelo da nossa cabeça (consola e conclui o Salvador) - É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação" (Mt 24,9-10; Mc 13,12-13; Lc  21,18-19).

  Guerras sangrentas e diversos desastres na natureza atingirão dimensões catastróficas. As pessoas irão enfraquecer diante do peso das desgraças sofridas. Elas não terão forças para suportar com seus próprios esforços, e nem irão pensar em procurar a ajuda de Deus por motivo de sua descrença. "Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerra. Atenção: que isso não vos perturbe, porque é preciso que isso aconteça. Mas ainda não será o fim. Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino... Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu... Naqueles dias, depois dessa tribulação, o sol se escurecerá, a lua não dará seu resplendor. Muitos sucumbirão de medo e esperando a desgraça... (Mt 24; Mc 13 e Lc 21). As últimas palavras desta profecia evidentemente se referem ao fim do mundo. Porém por alguns anos precedentes a isto, sucederá algo muito mais terrível para a vida da humanidade: o poder do Anticristo.


Fonte: Bispo Alexander (Mileant). Traduzido por Olga Dandolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.