Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 7 de junho de 2015

10° Domingo do Tempo Comum: o homem entre dois mundos


  A relação entre a 1ª leitura — narrando a queda do homem pelo pecado primordial — e o Evangelho, narrando a atividade de Jesus para expulsar o mal, é muito ilustrativa. Pela queda no pecado, a família humana ficou à mercê do mal, ficou sujeita ao mal com todas as conseqüências que o mal promove e provoca na vida humana. O Evangelho, narrando a atividade de Jesus contra o mal, mostra o outro caminho: aquele de se afastar do mal e buscar Jesus, para se viver longe do pecado, do mal e da maldade. A ação de Jesus tem a finalidade, no dizer de Paulo, de abandonar o antigo Adão, abandonar o homem velho e fazer-se participante de um novo modo de viver, aquele de quem contempla a presença divina em nossas vidas, como dizia a 2ª leitura. O relacionamento com o pecado, dizia a 1ª leitura, é marcado pelo medo, nudez e fuga. É a conseqüência do pecado na vida humana. Uma situação de medo, de nudez e de fuga. Quem vive no pecado vive fugindo, vive se escondendo por se sentir desnudado de vida.
  

  Desde o pecado original, o homem e a mulher como que ficaram sem rumo na vida. Em vez de decidir, permitiram que a serpente os enganasse e decidisse em seu lugar. Surge um mundo e uma sociedade onde vale tudo: corrupção, injustiças, violências, mentira e morte. Mas Deus, que não suporta ver o homem errando na vida, aponta outro caminho; um caminho de esperança, de bondade e de convivência fraterna. Para torná-lo viável envia seu Filho, o homem novo, que repele, afasta e cura as feridas do pecado. A ação divina, em Jesus Cristo, pretende refazer a criação do homem, criando uma nova geração; uma nova humanidade, que não cede ao mal, mas vive alimentando-se com o bem e com a bondade. Deus não quer a vida humana marcada pelo pecado, pela desordem e pelo desrespeito de uns para com os outros, mas uma família humana capaz de viver a fraternidade e a solidariedade de modo fraterno. Quem assim se aproxima de Deus reconhece, juntamente com o salmista, a grandeza da misericórdia divina, pois se Deus levar em conta as nossas faltas, quem poderá sobreviver? Mas, não, ele não considera nosso pecado, perdoa e possibilita a vida ser vivida na liberdade no amor.   


  Numa das passagens do Evangelho, ouvimos Jesus dizendo que não veio para os sadios, mas para os que precisam de médico: “os sãos não precisam de médico, mas os enfermos” (Mc 2,17). Ele não veio para os bons, mas para os pecadores. Marcos faz questão de mostrar Jesus cercado de gente oprimida. É no meio dessa gente que ele, Jesus, se sente em casa; é aí que revela quem ele é e que sua missão consiste em salvar da morte do pecado. A casa de Jesus é onde se reúnem os sofredores de toda espécie, a ponto de Jesus e seus discípulos não terem tempo sequer para tomar refeição. Aqueles que sofrem as maiores conseqüências do pecado pessoal e do pecado social buscam no Mestre um caminho novo e uma segurança. Marcos apresenta Jesus como aquele que expulsa Satanás, que liberta do mal e dá nova vida. Jesus é mais forte que o mal, mais forte que a morte, mais forte que as opressões que causam o mal. É a ele que buscamos, a ele que devemos buscar para participar da sua misericórdia e começar a viver com uma vida nova e renovada. O que conta não é o pecado, mas a força da graça.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.