Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 2 de junho de 2015

Brevíssimo Tratado de Liturgia Fundamental


  A liturgia é obra sacerdotal de Cristo e da Igreja, culto ao Pai y santificação do homem, exercício do sacerdócio de Jesus Cristo, culto público íntegro, ação sagrada. E tudo isto num conjunto de sinais, em que as cosas sensíveis (os gestos, a palavra, os símbolos, etc.) significam e realizam a santificação do homem e o culto a Deus (cf. SC 24; 33; 59; 60; 122). Com esta noção do que é a liturgia, o Vaticano II quis pô-la na mesma linha histórico-salvífica do mistério do Verbo Encarnado, cuja humanidade foi o instrumento da nossa salvação (cf. SC 5; LG 1; 7-8).

  A encarnação, enquanto presença eficaz do divino na História continua efetuando-se, à luz da palavra de Deus (cf. DV 13), nas ações e nos sinais que a Igreja utiliza na liturgia. Estas ações e estes sinais, que recebem seu significado da Sagrada Escritura (cf. SC 24), são prolongamento da humanidade do Filho de Deus: “O visível de nosso Redentor”, dizia São Leão Magno (Sermão 74), “passou aos seus mistérios”. Neste sentido, a liturgia é o último momento da História da salvação.

  Aclarado o conceito de liturgia à luz da SC 5-7, devemos descrever agora o mesmo conceito nos diversos elementos que poderiam constituir um “brevíssimo tratado de liturgia fundamental”. Esses elementos devem ser estudados continuamente de modo pessoal ou com um grupo dedicado às Celebrações litúrgicas gerais; consultando as citações, se pode aprofundar também o significado de cada elemento dentro do “jogo litúrgico”.

  Quem celebra? O sujeito ou os autores da liturgia são: Cristo e a Igreja (cf. SC 7; Catecismo da Igreja Católica (CIC) 1136; 1140).

  O que se celebra? O objeto ou o acontecimento que se celebra na liturgia é: o mistério cristão ou mistério pascal de Cristo ou, ainda, o sacerdócio de Cristo (cf. SC 7).

  De onde vem sua eficácia? A eficácia da liturgia emana do próprio mistério pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo e nunca do agir humano (cf. SC 61).

  Qual a linguagem da liturgia? A linguagem com a qual se celebra a liturgia está composto de: palavra, ritos, símbolos, gestos, canto e música, imagens e silêncio (cf. SC 30; 48; CIC 1145-1162; Instrução Geral ao Missal Romano (IGMR) 45; 56). A linguagem litúrgica é o aspecto visível da liturgia que serve de veículo, de meio, de instrumento para entrar em contato com o mistério escondido de Cristo.

  Quando se celebra? O tempo em que se celebra o mistério cristão é um tempo especial que encontra o tempo dos homens, através do contexto do “Ano Litúrgico” (cf. SC 102, 106; CIC 1168-1171).

  Onde se celebra? O lugar onde se celebra o mistério cristão é na Igreja, na Casa de Deus. No lugar onde a assembleia do Povo de Deus pode se reunir (cf. SC 122-127; CIC 1179-1181).

  Qual é a finalidade da liturgia? O fim primeiro e último da liturgia cristã, aquele que ela persegue com todas as suas forças é a glorificação de Deus e a santificação do homem (cf. SC 7).


  Por que é fonte e cume da vida cristã? A liturgia é fonte e cume da vida cristã (cf. SC 10) porque nela os fiéis bebem do espírito verdadeiramente cristão (cf. SC 14); e porque é um meio constante de crescimento e desenvolvimento da vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.