A liturgia é obra sacerdotal
de Cristo e da Igreja, culto ao Pai y santificação do homem, exercício do sacerdócio
de Jesus Cristo, culto público íntegro, ação sagrada. E tudo isto num conjunto
de sinais, em que as cosas sensíveis (os gestos, a palavra, os símbolos, etc.)
significam e realizam a santificação do homem e o culto a Deus (cf. SC 24; 33; 59;
60; 122). Com esta noção do que é a liturgia, o Vaticano II quis pô-la na mesma
linha histórico-salvífica do mistério do Verbo Encarnado, cuja humanidade foi o
instrumento da nossa salvação (cf. SC 5; LG 1; 7-8).
A encarnação, enquanto presença eficaz do
divino na História continua efetuando-se, à luz da palavra de Deus (cf. DV 13),
nas ações e nos sinais que a Igreja utiliza na liturgia. Estas ações e estes
sinais, que recebem seu significado da Sagrada Escritura (cf. SC 24), são prolongamento
da humanidade do Filho de Deus: “O visível de nosso Redentor”, dizia São Leão
Magno (Sermão 74), “passou aos seus mistérios”. Neste sentido, a liturgia é o
último momento da História da salvação.
Aclarado o conceito de liturgia à luz da SC 5-7,
devemos descrever agora o mesmo conceito nos diversos elementos que poderiam
constituir um “brevíssimo tratado de liturgia fundamental”. Esses elementos
devem ser estudados continuamente de modo pessoal ou com um grupo dedicado às Celebrações
litúrgicas gerais; consultando as citações, se pode aprofundar também o significado
de cada elemento dentro do “jogo litúrgico”.
Quem celebra? O sujeito ou os autores da liturgia
são: Cristo e a Igreja (cf. SC 7; Catecismo da Igreja Católica (CIC) 1136; 1140).
O que se celebra? O objeto ou o acontecimento
que se celebra na liturgia é: o mistério cristão ou mistério pascal de Cristo ou,
ainda, o sacerdócio de Cristo (cf. SC 7).
De onde vem sua eficácia? A eficácia da
liturgia emana do próprio mistério pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de
Cristo e nunca do agir humano (cf. SC 61).
Qual a linguagem da liturgia? A linguagem com
a qual se celebra a liturgia está composto de: palavra, ritos, símbolos,
gestos, canto e música, imagens e silêncio (cf. SC 30; 48; CIC 1145-1162; Instrução
Geral ao Missal Romano (IGMR) 45; 56). A linguagem litúrgica é o aspecto visível
da liturgia que serve de veículo, de meio, de instrumento para entrar em contato
com o mistério escondido de Cristo.
Quando se celebra? O tempo em que se celebra o
mistério cristão é um tempo especial que encontra o tempo dos homens, através
do contexto do “Ano Litúrgico” (cf. SC 102, 106; CIC 1168-1171).
Onde se celebra? O lugar onde se celebra o mistério
cristão é na Igreja, na Casa de Deus. No lugar onde a assembleia do Povo de
Deus pode se reunir (cf. SC 122-127; CIC 1179-1181).
Qual é a finalidade da liturgia? O fim
primeiro e último da liturgia cristã, aquele que ela persegue com todas as suas
forças é a glorificação de Deus e a santificação do homem (cf. SC 7).
Por que é fonte e cume da vida cristã? A
liturgia é fonte e cume da vida cristã (cf. SC 10) porque nela os fiéis bebem
do espírito verdadeiramente cristão (cf. SC 14); e porque é um meio constante
de crescimento e desenvolvimento da vida cristã.
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