Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Fique longe de pessoas intrometidas


  Uma curiosidade mortal é a curiosidade sobre o oculto, bruxaria, placa de Ouija e coisas deste tipo, as quais podem levar à possessões demoníacas e suicídio ou assassinato. Até agora falamos sobre conhecimento inútil, agora vamos falar sobre conhecimentos prejudiciais. Isto é uma obsessão em saber coisas sobre outras pessoas, ou o que a Bíblia chama de ser uma “pessoa intrometida”.

  Em 1 Pedro 4,15 está escrito: “Que ninguém de vós sofra como homicida, ou ladrão, ou difamador, ou cobiçador do alheio”. A obsessão em saber sobre as coisas dos outros é a raiz da fofoca. O maligno pode te convencer que você deve saber aquelas coisas, porque assim você poderá ajudar as outras pessoas. Porém, eu posso rezar por uma pessoa que está doente sem ter conhecimento do tipo de doença que ela tem. Eu posso ajudar alguém a se mudar para uma casa nova sem saber o quanto ela pagou pela casa. Ou ainda, dar os parabéns à alguém pelo seu novo emprego sem saber o quanto ele vai ganhar de salário. Especialmente os jovens são obcecados em saber os “segredos” de seus amigos. Se você não me conta os seus segredos, então você não é o melhor amigo. Ou, eu te conto os meus segredos se você me contar os seus.

  Este é um conhecimento prejudicial e a Bíblia nos diz que ser uma pessoa intrometida é tão mal quanto for um assassino ou um ladrão. Muitas pessoas vem à mim queixando-se sobre outros que estão querendo saber de suas vidas. Algumas delas ainda me dizem: “eu tenho até que mentir as vezes porque não quero que os outros saibam de meus assuntos pessoais.” A minha resposta à elas e sempre a mesma: “não minta, somente diga à elas que esse é um assunto particular!” E se elas ficarem aborrecidas com isso e não quiserem mais falar com você, não se preocupe, isso é porque elas não eram suas verdadeiras amigas. Verdadeiros amigos respeitam a privacidade de seus amigos ao invés de insistirem com eles em querer saber seus segredos.


Fonte: “A Prática da Espiritualidade segundo os Padres do Deserto”, por Pe. Athanasius Iskander

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.