Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 7 de junho de 2015

Você sabe o que é "curiosidade ociosa"?


  Procurar informações sobre muitas coisas somente com o propósito de conhecer mais é uma “curiosidade ociosa”. Como isso pode me prejudicar? Bem, os Padres dizem que este tipo de excesso de conhecimento geral, leva-me a pensar que eu sei mais que os outros e isso me leva ao orgulho e arrogância. Isto também leva a falar muito, porque eu quero exibir meu conhecimento aos outros. Teophan, “o Recluso”, nos diz que no final das contas, nossa mente se torna um ídolo a qual nós adoramos. Nós nos tornamos teimosos, recusamos pedir ou aceitar conselhos porque sabemos tudo ! Isto é orgulho da mente, a qual nos leva à depender de nós mesmos, até mesmo em assuntos espirituais, o que se torna muito perigoso.

  Se você quer buscar a perfeição Cristã, você tem que afastar sua mente deste vício do conhecimento. São Paulo nos diz em Coríntios 3,18.19, “ ...Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira deste mundo, faça-se tolo para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é tolice diante de Deus”. Sabedoria espiritual e sabedoria do mundo, não andam de mãos dadas. As pessoas que procuram a sabedoria deste mundo de um modo excessivo, frequentemente se tornam ateus. Orgulhosos de suas mentes convencidas, eles negam a Deus, o criador de suas mentes. Disto São Paulo nos diz em 1 Timóteo 6,20.21 “Ó Timóteo, guarda bem o que te foi confiado! Evita as conversas frívolas e mundanas, assim como as contradições de pretensa ciência. Alguns, por segui-las, se transviaram da fé. A graça esteja convosco”. A curiosidade levou a mulher de Lot à morte. E o Senhor nos dá o mesmo exemplo em nos prevenir sobre a curiosidade no tempo do Anticristo. Em Mateus 24,15-18 o Senhor nos diz, “Quando virdes estabelecida no lugar santo a abominação da desolação que foi predita pelo profeta Daniel, (o leitor entenda bem) então os habitantes da Judeia fujam para as montanhas. Aquele que está no terraço da casa não desça para tomar o que está em sua casa. E aquele que está no campo, não volte para buscar suas vestimentas”.


  Isto significa que é para evitar encontrar, ver ou escutar o Anticristo à todo o custo, simplesmente escapar dele. Pessoas que têm muita curiosidade, que quer só dar uma olhada, morrerá como a mulher de Lot. Naquele dia, quem estiver no terraço e suas coisas na casa, não deverá descer para pegar nada; e quem estiver no campo, da mesma forma, não deve retornar. Lembre-se da mulher de Lot. Naqueles dias, deveremos frear toda curiosidade de ver TV, de escutar rádio, em ir “encontros para renascer” ou ter qualquer curiosidade em saber algo sobre ele. São João Crisóstomo nos previne, “Ele não disse, `Vá e não acredite; mas `Não vá adiante, nem afaste-se para lá’. Pois grande será o engano, porque até milagres enganosos são feitos”. Se você ignorar estes conselhos e seguir sua curiosidade você será enganado e perecerá. É por isso que é bom para você se exercitar em jejuar da TV durante a Quaresma, assim quando o tempo do Anticristo vier sobre nós, poderemos nos livrar da TV completamente e manter nossos olhos fixados no Céu aguardando pela vinda do Senhor nas nuvens para nos juntar com Ele.

Fonte: “A Prática da Espiritualidade segundo os Padres do Deserto”, por Pe. Athanasius Iskander

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.