Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Junho chegou! Mês de São Pedro


  Junho chegou! E, com ele, a Festa do nosso Glorioso Padroeiro São Pedro está mais perto. Podemos dizer que para nossa Paróquia é o “Mês de São Pedro”. Este mês é, de fato, especial para muitas pessoas; ele contempla o romance e o querer bem querer no dia dos namorados (12 de junho) e o tempo das diversas festas juninas espalhadas pelo Brasil inteiro. É o mês de grandes santos da Igreja, junto de São Pedro: os famosos São José de Anchieta (9), Santo Antônio (13), São João Batista (24) e São Paulo (29), mas também de outros menos conhecidos, mas muito importantes como: São Justino (1), São Bonifácio (5), Santo Efrém (8), São Barnabé (11), Santo Eliseu (14), São Luís Gonzaga (21), Santo Tomás More (22) e São Josemaría Escrivá (26). Tantos santos e tantos santos ensinamentos. É uma festa! E que deveria atingir a todos nós.
 
  Seja nas ruas enfeitadas com bandeirinhas, seja nas Quermesses paroquiais, seja nas quadrilhas dançadas por tantas pessoas e de tantos lugares, junho parece mesmo um mês de alegria. É um refrigério no meio do ano: um tempo para esquecer problemas e mágoas; tempo para dançar e cantar; tempo para encontrar os amigos e comer e beber coisas agradáveis; tempo, sobretudo, da graça de Deus que vem a nós através do modelo de vida de tantos “Amigos de Deus”, que são os santos. Como seria bom se, ao lado das festas populares, pudéssemos também enxergar a alegria do céu. Lá é uma festa só! A roda nunca pára e a satisfação de todos é sempre alta.

  Junho chegou! Nossa Paróquia se alegra por preparar, mais uma vez, a Festa do glorioso São Pedro.  São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezaré, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi um grande Apóstolo de Cristo e depois encarregado de estar à frente dos outros seguidores de Jesus para os confirmar na fé. A Igreja Católica, firmada nesta fé dos Apóstolos, desde aquele momento do chamado de Pedro, ganhava seu primeiro pai espiritual unido a Cristo: o Papa.


  Além de primeiro Papa, Pedro é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores; das viúvas por causa de sua assistência a elas de maneira especial em seu ministério e dos pescadores, por ser um deles. Nosso São Pedro é festejado no dia 29 de junho, que também é feriado na Cidade de São Pedro da Aldeia que o tem por Padroeiro. Foram os jesuítas que nos deram este presente quando chegaram aqui em 1617. Saudemos São Pedro! Que nossa Novena, nossas Procissões e nossa Festa sejam dignas do Pescador que se tornou santo. Viva São Pedro! Bem vindo mês de junho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.