Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Origem e Celebração de Corpus Christi


  A Festa de “Corpus Christi” é o dia em que solenemente a Igreja Católica comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, Sacramento do Amor. A expressão “Corpus Christi” vem do latim e significa “O Corpo de Cristo”. Nesta comemoração os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo. Deus quis não apenas vir ao mundo e visitá-lo com sua bênção, mas também quis permanecer conosco em cada dia de nossas existências; é no Sacramento da Comunhão, realmente, que Ele cumpre tal promessa.

  A Festa de Corpus Christi é uma festa móvel, isto é, sem uma data fixa no ano. Ela ocorre sempre na primeira quinta-feira (dia semanal de louvor à Eucaristia) após a “Solenidade da Santíssima Trindade”,  em alusão à Quinta-feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia e se deu a instituição do Sacramento. Normalmente a data se encaixa nos 60 dias após o dia de Páscoa, podendo cair então entre as datas de 21 de maio a 24 de junho do ano corrente.

  A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, (†1258) que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Aconteceu que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, ocorreu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

  O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”. Em 11/08/1264 o Papa aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração. O Papa era um arcediago de Liège e havia conhecido a Beata Cornilon e havia percebido a luz sobrenatural que a iluminava e a sinceridade de seus apelos.


  A celebração deste dia consta de uma Missa solene, procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento. A Procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Além disso, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à Cristo e a outros temas, sempre enfatizando os símbolos eucarísticos. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Todo católico deve participar dessa Procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única onde o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.