Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 6 de junho de 2015

Cuidado com o que alimenta sua alma


  Se você deseja ir ao encalço da perfeição Cristã, você tem que proteger sua mente das informações que são inúteis para sua alma. Infelizmente esta é uma era de informação e informação tecnológica, e o mundo está nos oferecendo isso como nunca antes. Uma explosão de informação através da TV, livros, revistas, jornais e por último mas não o menos importante, a internet. Mas isso nos leva ao que eu chamo de poluição da mente com informações inúteis. Hoje nós temos viciados em informação, pessoas que procuram informação, não para melhorar sua eficiência no trabalho, mas informação para si mesmo.

  São Paulo nos escreve em 1Cor 2,2, “Julguei não saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo Crucificado”. É somente esse conhecimento que São Paulo julga importante, Jesus e a entrega de sua vida na cruz. Eclesiastes 1,18 nos fala: “Porque no acúmulo de sabedoria, acumula-se tristeza, e quem aumenta a ciência, aumenta a dor”. O primeiro exemplo de conhecimento inútil é o excesso em assistir noticiários. É bom saber o que está acontecendo ao nosso redor e no mundo, mas ficar obcecado em procurar saber a cada minuto todos os detalhes sobre um acontecimento, não é útil para quem está procurando a perfeição Cristã. As redes de Televisão, respondendo ao apetite desenfreado das pessoas sobre notícias, inventaram os canais de notícias 24 horas.


  Tome como exemplo o julgamento do ex-jogador de futebol americano O.J.Simpson, que foi o evento de maior audiência em todo o mundo. Eu posso entender se fosse uma final de uma Copa do Mundo, mas um julgamento? O que eu poderia tirar de proveitoso disso? Nada, nem para a minha alma, mente ou corpo. Deixe-me falar a respeito de um “exercício” que eu pratico durante a quaresma, eu me recuso a ouvir as notícias seja pelo rádio, jornais ou revistas. É claro que também não assisto televisão. Acreditem-me, eu não perco nada de importante; pelo contrário, minha mente fica livre dessa “poluição” de informações e passa a trabalhar melhor. Existe uma estória que fala sobre dois monges que estavam sentados conversando, quando um deles levantou-se e foi para sua cela (quarto); o outro monge o viu andando em círculos e então esse perguntou o que ele estava fazendo. O monge respondeu: “estou me livrando de tudo o que é do mundo a respeito de nossa conversa, pois eu não quero levar esses assuntos para dentro de minha cela”.

Fonte: “A Prática da Espiritualidade segundo os Padres do Deserto”, por Pe. Athanasius Iskander

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.