O Símbolo “Quicumque”
atribuído a Santo Atanásio (entre 430 e 500) e resume nossa fé sobre o que
devemos crer acerca da Trindade Santa. Muitas discussões aconteceram antes e
depois disso, mas este Símbolo é, sem dúvida, um marco da doutrina cristão e um
referencial para todas as elucubrações sobre as relações internas (ad intra) e
externas (ad extra) na Trindade. A palavra “símbolo” significa sinal,
referência e é exatamente isto que o “Quicumque” deseja ser.
A fé católica é esta: que veneremos um só
Deus na Trindade e a Trindade na unidade, não confundindo as Pessoas, nem
dividindo a substância. Porque uma é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, e outra
a do Espírito Santo; mas uma só é a divindade do Pai e do Filho e do Espírito
Santo, igual à Sua glória e coeterna à Sua majestade. Tal como o Pai, assim é o
Filho e o Espírito Santo; incriado o Pai, incriado o Filho, incriado o Espírito
Santo. [...] O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus; contudo,
não são três deuses, mas um só Deus. [...]
A fé verdadeira consiste em que acreditemos e
confessemos que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem. É
Deus gerado da substância do Pai antes do início dos tempos; é homem nascido da
substância de Sua Mãe no tempo. Perfeito Deus e perfeito homem, que subsiste
com alma racional e carne humana, igual ao Pai segundo a divindade, menor que o
Pai segundo a humanidade. E embora seja Deus e homem, não há dois cristos, mas
um único Cristo; um, não porque a divindade se tenha dissolvido na carne, mas
porque a humanidade foi assumida por Deus. Absolutamente uno, não por confusão
das substâncias, mas pela unidade da Pessoa. Pois assim como a alma racional e
o corpo constituem um só homem, assim também Deus e homem constituem um só
Cristo. O Qual padeceu pela nossa salvação, desceu à mansão dos mortos e ao
terceiro dia ressuscitou. Subiu aos céus, onde está sentado à direita de Deus
Pai onipotente, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos.
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