Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor


  Este é o momento onde a Igreja recorda a Morte do Salvador. É o único dia que não se celebra a Missa e não há consagração das hóstias. É celebrada a “Solene Ação Litúrgica”, Paixão e Adoração da Cruz onde inicia-se com a equipe de celebração entrando em silêncio, e o padre se prostrando diante do altar em sinal de humildade e de tristeza. É realizada a Narrativa da Paixão, que descreve os acontecimentos desde quando Jesus foi interrogado; depois temos a “Oração Universal”, que reza pelos que não creem em Deus e em Cristo, pelos Judeus, pelos poderes públicos, dentre outros, e a “Adoração da Cruz”. Há Comunhão, que é o Corpo do Senhor dado a nós. À noite, tradicionalmente, é realizada a “Procissão do Enterro” ou do “Senhor Morto”. Em nossa Paróquia também fazemos o “Descendimento da Cruz”.

  A sentença de morte pela cruz dada a Cristo foi homologada por Pôncio Pilatos e consecutou-se no dia imediatamente antes ao sábado da Páscoa dos Judeus. Jesus, depois de carregar a sua cruz desde a corte de Pilatos (audiência) até ao monte do Gólgota (Caveira), foi crucificado entre dois  criminosos, por volta das 12 horas e morreu às 15h.


  Nosso Senhor se entrega por amor a nós e nos dá um modelo de humildade, santidade e perseverança. Não obstante a pesada cruz, Ele a carregou até o final e recebeu do Pai a Palavra de amor e redenção. Ao modelo de Cristo Crucificado, sejamos fiéis aos nossos propósitos e às nossas aspirações cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.