Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"Doce ou travessura?" A verdade sobre o Halloween


  Mais um dia 31 de Outubro, mais uma vez as pessoas falam e o comércio, mais ainda, sobre o Halloween, aqui no Brasil chamado de “dia das bruxas”. O que dizer sobre ele? É ingênuo? Brincadeira de criança? É como festa ploc? Bem, primeiro temos que falar da origem dessa festa para depois falar de sua atualidade e suas deturpações.

  Na Irlanda, antes de ser cristianizada pelos monges, havia uma festa pagã chamada de Samhain. Nela havia o culto de seres fantásticos como os duendes, as fadas e também o culto negro feito a partir de invocações às bruxas. Com o advento do cristianismo, os costumes maus foram purificados, mas a festa manteve-se, a fim de incluir a todos e de aglutinar um maior número de novos fiéis, combatendo a antiga festa. Assim, ela deixa de se chamar “Samhain” e passa a levar o nome de “Halloween”, que é uma contração da expressão: “All Hallow’s Eve” - Vigília de Todos os Santos”. Houve um verdadeiro batizado da festa e uma mudança de conteúdo; não mais se cultuavam seres pagãos, mas se debochavam deles através das fantasias. Ao invocar os santos, se fazia pouco da “força” das bruxas e dos duendes.

  Com a ida dos irlandeses para os EUA, levou-se a cultura céltica e as práticas de diversas festas católicas para lá, inclusive o Halloween. A festa se incorporou tanto à cultura americana que passou a fazer parte dela, até mesmo se esquecendo de sua origem irlandesa. É estranho que queiram implementar tal festa no Brasil, visto que não temos nenhuma origem irlandesa, céltica ou americana, a não ser a “cultura do consumo”: consumir tudo o que vem dos EUA como bom, melhor e legal.

  O Halloween (All Hallow’s Eve, Vigília de Todos os Santos) não é satânico nem esotérico em sua raiz. “É um dia que celebra a Vigília de Todos os Santos. E os católicos irlandeses é que começaram a se vestir de diabo e bruxas. Sabem por quê? Para debochar do paganismo, para mostrar, num jeito bem celta, que os “antigos costumes” não valem nada, que o diabo não tem poder sobre Cristo” (Rafael Vitola Brodbeck). Também fala o conhecido apologista católico, Prof. Carlos Ramalhete, sobre o tema: “As fantasias de seres malignos postas em crianças é uma forma de mostrar como eles são fracos e ridículos (como as crianças, que na Europa são tradicionalmente vistas como adultos que ainda não estão “prontos”). As fantasias de Halloween têm, assim, um sentido simbólico mais ou menos parecido com o uso de fantasias de políticos no Carnaval brasileiro.

  Como, contudo, com a descristianização da sociedade americana houve um ressurgimento dos medos pagãos, atribuindo aos demônios poderes maiores que a realidade, criando-se novas formas de culto demoníaco (Wicca, etc.), no que a visão calvinista de mundo não ajudou pouco (basta lembrar-se do episódio das Bruxas de Salém para ver este medo em ação), esta festa derivou até ter par alguns o significado presente de celebração da bruxaria. O que era ridículo tornou-se “mágico”, o que era uma demonstração de fraqueza tornou-se demonstração de força.

  Podemos assim dizer que o Halloween atualmente adicionou conotações não-cristãs a uma festa cristã (a festa celta foi completamente perdida e submergida no cristianismo, como a nossa festa de S. João – originalmente data magna da comemoração celta do solstício de verão -, o uso de alianças de casamento, etc.). Estas conotações, porém, dentro do “mainstream” americano, não tem em absoluto um sentido de protesto aberto contra a Igreja, sendo apenas uma festa algo farsesca (logo ainda preservando algo do espírito cristão original). Apenas alguns amalucados (Wiccans e outros) a vêem como celebração da bruxaria e não como uma espécie de Carnaval.”


  O maior mal é traduzir a Festa de Halloween como “dia das bruxas” e não como “Vigília de Todos os Santos”. Dá-se a entender que seja um dia para se homenagear as seguidoras do Demônio. De fato, infelizmente, é este espírito que se tem difundido em muitos ambientes brasileiros. Festas de pegação, orgias, bebedeiras e bem longe de alguma “santidade”. Ao se vestir de Diabo ou de bruxa não se pensa em “debochar” deles, mas “ser” como eles. Esse é o grande problema. Pessoalmente, creio que já que a maioria não sabe da raiz cristã dessa festa, nem a segue na prática, deveríamos ser contrários à participação nestas “festinhas”. Ainda que não sejam “pesadas”, acaba sendo uma disseminação de uma festa que não diz nada aos nossos jovens e crianças. Nessa época muitas escolas e, sobretudo cursinhos de inglês, fazem esta festa. Seria o momento de, corajosamente, dizermos “não” à sua participação. A não ser que se contasse a história como é, se colocasse a tradução exata e que a figura dos santos e dos monges irlandeses fosse lembrada e apresentada. Será que alguém faria isso?

Um comentário:

  1. Pe .Helcimar, muito interessante. Já ouvi várias histórias sobre o Halloween ( inclusive sobre a Irlanda e Celtas) ,mas nunca esta. Obrigada por sempre estar nos transmitindo conhecimentos.
    Gde abraço.

    ResponderExcluir

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.