Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

Hoje é Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil


  Nossa Senhora Aparecida é um dos títulos mais conhecidos do povo católico dado a Maria, Mãe de Jesus. Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil e hoje, dia 12 de outubro é a sua comemoração; por isso, hoje também é feriado nacional. Existe um grande santuário dedicado à sua imagem em São Paulo, cidade de Aparecida do Norte e que teve o privilégio de ser consagrado pelo Papa João Paulo II, em 1983; a Basílica é hoje o maior santuário mariano do mundo.

  Neste Dia de Nossa Senhora é também conhecido como o "Dia das Crianças". Foi criado por um Deputado brasileiro para homenagear as crianças e que escolheu esse dia exatamente por ser o dia da Mãe de Jesus.

  Segundo a tradição, a origem da Festa de Nossa Senhora Aparecida se deu no ano de 1717 quando pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, para pegar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Eles tentaram muito, e não estavam conseguindo nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, mas sem a cabeça, e enrolou-a em um manto. 17 anos depois do achado foi construída a primeira capela. Mais tarde uma Igreja bem maior, hoje “Basílica Menor”.

  Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes. Segundo ela, Nossa Senhora seria a Imperatriz do Brasil. De fato, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, sendo coroada solenemente, e 50 anos depois foi decretado oficialmente que dia 12 de outubro seria feriado oficial em todo Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.