Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O que esperar de um "mês missionário"?


  Estamos no chamado "mês missionário". Quando pensamos em "missão", muitas vezes nos vêm à mente a missão "ad gentes", isto é, a missão aos povos, àqueles inclusive fora do país, mas pouco ou nada refletimos sobre a missão em que estamos, a tarefa que Deus nos deu, os desafios que devemos enfrentar em nosso presente, no lugar em que estamos, no trabalho que exercemos e na família na qual estamos inseridos. Isto também é missão.

  Deus nos chamou à vida e esta é a primeira missão que recebemos, mesmo que ainda não tenhamos plena consciência dela; preservar a vida, promover a vida, educar a vida, isto tudo depende de nós. Nossa vida é um dom precioso dado pelo Criador e nossa primeira missão é fazer com que ela se espelhe na vida de Deus. Uma vida que foge à justiça, foge ao amor, que foge ao bem, não é uma vida responsável e, portanto, a tarefa de proteger e renovar a vida estaria em decréscimo. Hoje, tantos são aqueles que não cuidam de suas vidas! Como poderão acolher tarefas outras se esta basilar está sendo ameaçada? Só poderemos abraçar uma outra missão, se a missão de cuidar e promover a vida própria e a vida dos outros está sendo buscada com afinco.
  Quando crescemos e nos tornamos mais responsáveis, outras missões são apresentadas na vida, por Deus; alguns são chamados a trabalhar pelo bem comum de maneira especial, outros são convocados a evangelizar através do catecumenato, outros pelos círculos bíblicos. Outros, ainda, são chamados a desenvolver sua missão específica no trabalho, apresentando Cristo às vezes num ambiente hostil. Enfim, você percebe que a "missão" está ligada também a outro conceito tão importante: "a vocação". Somos chamados (vocação) e enviados (missão); uma coisa deduz a outra. Não podemos ser chamados se não seremos enviados e não poderemos ser enviados se não fomos chamados. Hoje, qual é a tua vocação? E você está em missão?
  O mês missionário deveria despertar em nós o desejos de descobrir o que Deus nos chama a ser e se o exercemos com amor, com vigor. Alguns ficam paralisados em suas vocações e não aderem à missão e outros até já estão em missão, mas perderam o referencial de suas vocações. Esperamos que você pense neste mês sobre o que tem feito pelo Reino de Jesus. O que está acontecendo na missão da sua casa, na missão da sua escola, da sua faculdade, o que está acontecendo na sua missão paroquial. Que Maria, a Mãe missionária e São Francisco Xavier e Santa Teresinha, Padroeiros das Missões, intercedam por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.