Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Os futuros cardeais do Papa Francisco


  O Papa Francisco convocou o primeiro consistório, de seu Pontificado, para a criação de novos cardeais para o dia 22 de fevereiro de 2014. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 31, pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Por esta cerimônia, arcebispos de diversas partes do mundo ou que trabalham na Cúria romana, recebem o título de “cardeal”. Cabe aos cardeais a função de ajudar o Santo Padre na administração da Igreja Universal, como também de fazerem parte do corpo que elege o Papa no caso de Sede vacante.

  Em relação ao número de 120 cardeais eleitores, fixado pelo Papa Paulo VI, haverá 14 lugares vagos em fevereiro de 2014, devido aos cardeais que completam 80 anos e deixam de ser votantes. Esse número sobe para 16 em março. O Papa Francisco terá, portanto, a possibilidade de dar a púrpura a outros novos cardeais eleitores ou não. Os critérios que serão utilizados pelo Papa para compor a lista de novos cardeais não foram divulgados, nem a data do anúncio dos nomes.


  Do Brasil, provavelmente, receberão a púrpura cardinalícia o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani e o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo, por serem suas Sedes Metropolitanas “sedes cardinalícias” há bastantes anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.