Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Indicações para Quarta-feira de Cinzas



1. Introdução:

Com a Quarta-feira de Cinzas a Igreja inicia seu caminho quaresmal de purificação, penitência e súplica pela misericórdia de Deus. A Quaresma é o grande retiro espiritual da família católica, sob a direção maternal e segundo o método da Santa Igreja. Este retiro só terminará com as I Vésperas (tarde) da Quinta-feira Santa – antes da Missa “in Coena Domini”.

2. A espiritualidade deste dia:

Este é um dos dias do ano consagrado ao jejum e à abstinência de carne. A abstinência de carne começa aos 14 anos e vai até o fim da vida; já o jejum, obriga aos de 18 anos até os de 59 anos completos (cân. 1252 CDC).
Também este dia deverá ser um tempo de reflexão e oração, de busca de silêncio interior e exterior.
Todo fiel é convidado a participar da cerimônia da imposição das cinzas que é feita na Missa, dita “da Quarta-feira de Cinzas”. Por esta imposição, recebemos, neste dia, o convite oficial da Igreja para fazermos penitência: “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”!
A cinza é símbolo de penitência pelos pecados que trouxeram a morte para este mundo. Em humilde submissão, todos os filhos da Igreja recebem tais cinzas neste ato comunitário da Missa.

3. Particularidades deste dia:

·A cor dos paramentos é roxa ou violácea;
·Não se ornamenta o altar e outras partes da Igreja com flores, mas é tolerável as folhagens e os galhos secos;
·Não se tocam, em conjunto, vários instrumentos, senão um apenas, para acompanhar o canto (mas de maneira bem discreta);
·Omite-se o “aleluia” e o “glória”, também o ato penitencial;
·Dê-se ênfase aos momentos de silêncio previstos na Liturgia, a saber: após as leituras, após a homilia e após a Comunhão.

4. Especificações para acólitos, MESC’s e coroinhas:

·Todos os acólitos, MESC’s e coroinhas devem se concentrar no interior da Igreja matriz (nave central), às 16h30, portando suas respectivas vestes próprias;
·Às 16h45, já todos paramentados, formam a “statio” (procissão dos membros formada e em silêncio). Ao sinal do pároco, todos se dirigem para o largo da Igreja e esperam as orações iniciais da “caminhada penitencial”.
·Às 17h, respondendo ao “vamos em paz”, inicia-se a procissão com o canto da ladainha dos santos. Caminha-se rumo à Matriz Auxiliar para o Santo Sacrifício. À frente, a cruz processional sem velas, seguida dos leitores, salmista e comentarista. Logo após, coroinhas sem função no presbitério, seguidos dos demais coroinhas, MESC’s e acólitos; por último, o vigário e o pároco, ladeado do cerimoniário. Atrás dos sacerdotes vão pessoas carregando cruzes de madeira e depois destas, todo o povo, em duas filas.
·Ao chegar à Igreja Matriz Auxiliar, os ministros e os sacerdotes param, sem entrar, enquanto todo o povo entra no santuário e se acomoda. Enquanto isso, o grupo musical entoa “O povo de Deus” e o(a) comentarista toma seu lugar e se prepara para o comentário inicial. Enquanto isso, os sacerdotes paramentam-se para a Missa em lugar apropriado.
·No momento da imposição de cinzas, segue-se a seguinte ordem:
1º- Pároco
2º- Vigário
3º- Acólitos
4°- MESC's
5º- Coroinhas
6º- Leitores
e todos os demais fiéis (em fila dupla)


Pe. Helcimar Sardinha

Pároco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.