Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

A oração que vem depois do Pai-Nosso e a oração da paz que se segue são somente do sacerdote ou o povo pode rezá-las juntamente com ele?


  Na Liturgia, existem orações que são próprias do sacerdote e que não podem ser feitas pelos fiéis leigos. Infelizmente, partindo de uma falsa ideia de participação ativa na Liturgia, muitos tendem a querer dizer tudo junto do padre e, pior ainda, quando o próprio padre pede aos leigos para acompanhá-lo... Isso é um erro grave e deve ser corrigido o mais rápido possível em nossas comunidades, pois nestes tempos de tanta informação, é impossível que alguém já não saiba o que pode ou não fazer durante a Missa a que se vai com frequência diária ou dominical.

  A oração que vem depois do Pai-Nosso é chamada de “embolismo”: “Livrai-nos de todos os males, ó Pai...”, que tem por função prolongar a última petição da Oração dominical (Pai Nosso). Diz a IGMR, n. 153: “Terminada a Oração dominical, o sacerdote, de braços abertos, diz sozinho o embolismo... No fim o povo aclama: “Vosso é o reino, o poder...”. É, pois, só no fim do embolismo que o povo participa com uma resposta muito expressiva, mas não junto do padre. “Em seguida, o sacerdote, de braços abertos, diz em voz alta a oração: “Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos...”. Esta oração termina com o anúncio da paz, feito também só pelo sacerdote e não junto do povo: “A paz do Senhor esteja sempre convosco”, e o povo responde: “O amor de Cristo nos uniu” (Ibidem, n. 154). Não vale a pena inventar o que já foi inventado há muito tempo; nenhum padre, nenhum leigo pode fazer inserções ou malabarismos e trazê-las para a Liturgia!


  A beleza da liturgia está nesta complementaridade de intervenções, e não no fato de todos dizerem tudo, como alguns poucos teimam em fazer. Antes de terminar deixe-me dizer, caros irmãos, que estas respostas se encontram todas, de maneira muito clara, no livro chamado “Missal Dominical” e que está presente em sua Paróquia. Lá você encontrará no início dele um documento que tem por título “Instrução Geral ao Missal Romano” (IGMR), onde poderá encontrar o melhor livro de liturgia da Igreja Católica. Seja você e o seu padre fiel a ele e terão sempre a certeza de celebrarem a Missa “da” Igreja e não “de” uma igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.