Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Hoje é Dia de Santo Atanásio


  Santo Atanásio, o “Campeão da Ortodoxia”, nasceu provavelmente cerca do ano 297 em Alexandria. Nada se sabe a respeito de sua família, exceto que seus pais eram cristãos e que ele tinha um irmão chamado Pedro. Tudo o que chegou até nós em relação à sua meninice é a tradição conservada por Rufino, qual seja a de que a primeira vez que ele (Atanásio) chamou a atenção do Bispo Alexandre foi quando, certo dia, “brincava de igreja” com outros meninos.

  A verdade desta afirmação é mais do que contestável. Na época em que Alexandre fora levado à sede episcopal, Atanásio contava no mínimo quinze ou dezesseis anos de idade. Tenha ele sido ou não formado pelo bispo, o certo é que recebeu excelente educação que abrangia a literatura grega, a filosofia, a retórica, a jurisprudência e a doutrina cristã. Sua familiaridade com os textos da Bíblia era de todo excepcional.

  Por seu próprio testemunho, sabemos que ele estudou teologia com mestres que foram confessores da fé durante a perseguição de Maximiano, a qual fez muitas vítimas em Alexandria, quando ele ainda era criança. É interessante notar que, desde o início de sua juventude, Atanásio parece ter mantido estreitas relações com os eremitas do deserto e mais particularmente com o grande Santo Antão. “Eu era seu discípulo – escreve ele – e como Eliseu eu deitava água na mão deste outro Elias”. A amizade que ele então contraiu com os homens santos foi de inestimável valia para ele em dias posteriores. Mas só no ano de 318, quando tinha cerca de 21 anos, é que Atanásio fez sua efetiva aparição no palco da história. Recebeu, então, o diaconato e foi nomeado secretário do Bispo Alexandre. Foi provavelmente nesta época que ele produziu sua primeira obra literária, o famoso tratado sobre a Encarnação, no qual ele expunha a obra redentora de Cristo.

  Pouco depois do final do concílio, morreu Alexandre, e Atanásio, que ele nomeara seu sucessor, foi eleito bispo de Alexandria, embora ainda não tivesse trinta anos de idade. Quase imediatamente ele empreendeu uma visita à sua imensa diocese, incluindo a Tebaida e outras grandes colônias monásticas, onde foi calorosamente recebido igualmente como asceta. Em 337 morreu o imperador Constantino, e seu império foi dividido entre seus três filhos, Constantino II, Constâncio e Constante. Os vários prelados exilados foram chamados imediatamente de volta, e um dos primeiros atos de Constantino II foi o de reconduzir Atanásio à sua sede.

  No Egito, Atanásio mantinha-se firme com o apoio de seu clero e do povo, mas não por muito tempo. Certa noite, quando celebrava uma vigília na igreja, alguns soldados arrombaram as portas, matando alguns membros da assembléia e ferindo outros. Atanásio fugiu – ele nunca soube como – e desapareceu deserto adentro, onde o cuidado vigilante dos monges o manteve escondido, são e salvo, durante seis anos. Se, nesse período, o mundo tinha poucas notícias a seu respeito, ele se mantinha bem informado de tudo o que se passava, e sua infatigável atividade, reprimida numa determinada direção, se exprimia sob forma literária. É a este período que se atribuem muitos de seus principais escritos.

  Santo Atanásio morreu em Alexandria, a 2 de maio de 373,e seu corpo foi posteriormente transladado primeiramente para Constantinopla e depois para Veneza. O maior homem de sua época um dos grandes religiosos de qualquer época, Atanásio de Alexandria prestou serviços à Igreja, e seus méritos dificilmente poderão ser superestimados, porque ele defendeu a fé em situação desvantajosa e quase esmagadora, e emergiu dela triunfante. O Cardeal Newman o descreveu otimamente como “um instrumento capital depois dos Apóstolos, graças ao qual as verdades sagradas da fé foram transmitidas e asseguradas para o mundo”. Embora os escritos de Santo Atanásio se ocupem principalmente com controvérsias, por baixo desta guerra de palavras há um sentimento espiritual que vem à tona a cada passo e revela o alto propósito de que estava possuído aquele que escrevia. Tomemos, por exemplo, sua resposta às objeções que os arianos levantavam com base nos textos: “Afasta de mim este cálice” e “por que me abandonaste?”


  A principal fonte de informações relativas à vida de Santo Atanásio são seus próprios escritos, mas suas atividades se chamavam de tal modo entrelaçadas não só com a história religiosa, mas também com a história de sue tempo, que a série de autoridades a consultar é imensa. Para os leitores ingleses, o Cardeal Newman, quando anglicano, tanto em sua obra especial sobre Santo Atanásio, como no seu tratado sobre “Causas do Surgimento e dos Sucessos do Arianismo”, fez com que toda a situação complicada se tornasse inteligível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.