Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vamos viver a vida de Maria?


Queridos paroquianos e amigos,

  Mês de Maio, mês das mães, lembramo-nos do grande modelo de amor materno: Maria. Assim como os santos, só que Maria de modo especial, Nossa Senhora deixa atrás de si um rastro de santidade e um exemplo todo especial de busca de Deus. A expressão “viver a vida de Maria” foi cunhada por J. C. Colin, fundador dos padres maristas e resume em si uma resposta completa e sólida ao Evangelho de Jesus Cristo. Vejamos a vida de Maria e tiremos pontos concretos de comprometimento com a Palavra de Deus:
Maria está plena de Deus

  Na Sagrada Escritura dizer palavras como “gesto”, “graça”, “bênção” é proclamar alguém em uma situação abençoada por Deus, repleta de Deus, encharcada de unção divina. Assim vemos Maria ser chamada a “cheia de graça” (Lc 1,28); o Senhor está com ela devido à plena graça nela contida, depositada, reservada. Neste grande “capital de graças”, que é Maria, o cristão pode achegar-se confiantemente e encontrar ali, Deus revelado.

Maria serve a Deus perfeitamente

  Não apenas a graça da eleição já havia feito de Maria uma consagrada do Senhor, mas ainda a graça de sua resposta a estabelecer como instrumento dócil nas mãos do Pai. “Eis aqui a serva do senhor” (Lc 1,38) indica a pronta e íntima participação de Nossa Senhora na obra do Filho: Jesus será o Servo dos Servos, Aquele que não se apegou à glória de ser Deus, mas despoja-se de si para vir ao encontro dos seus. Maria co-participa desta missão ao dizer-se “serva”, pois irá também despojar-se da glória de ser “Mãe de Deus” para ser antes, discípula do Senhor, aquela que segue a Jesus e acolhe os de Jesus (Jo 19,27). O cristão vê em Maria fecundo modelo de serviço, cheio de humildade e todo gratuito.

Maria se dispõe prontamente

  O perfil espiritual de Maria é o da identificação com seu Filho. O “eis que venho fazer” de Jesus confunde-se com o “faça-se em mim” de Maria; ambos se disponibilizam, ambos se colocam no plano de doação. Nas necessidades os homens agora não ficam sem intercessão, pois is servos potentíssimos Jesus e Maria, logo se colocam à disposição. Este fazer-se ouvinte dos rogos dos fiéis não é apenas um serviço, mas uma imediata resposta aos apelos de Deus. Podemos ter em Maria esta motivação para a prontidão, diante das coisas de Deus, sabendo que nossa ação estará irmanada na ação de Cristo.

Maria tem um coração novo

  A atitude de Nossa Senhora em relação às realidades do alto  será sempre levada para o campo do Mistério: Mistério é a sua conservação como Virgem, Mistério é o seu chamado, Mistério é a sua vida junto à vida de seu Filho, Mistério é a sua dor e a sua aceitação dos planos de Deus, Mistério é a sua intercessão e presença na Igreja.

  A palavra “mistério” não designa, apenas, algo que não se possa compreender ou tanger pela razão, mas “Mistério” é algo que se esconde e, ao mesmo tempo de apresenta: algo que vela, mas que também revela. Assim, o “Mistério” está para o simbólico, isto é, mostra uma realidade querendo atingir outra; representa uma pessoa, um fato querendo apresentar uma verdade maior que pelas simples palavras, não alcançaríamos. Assim, misterioso é saber como as verdades celestes eram abrigadas no coração de Maria.


  A Escritura diz que “Maria guardava todas essas coisas em seu coração” (Lc 2,51). Maria torna-se a “Virgem que sabe ouvir”, a Virgem de coração novo, capacitada pelo lume divino a oferecer não somente este coração, mas toda a vida em prol da evangelização. O cristão que aceita ter um coração novo, que guarde com reverência a Palavra de Deus como Maria, estará alicerçando no mais alto grau de seguimento de Jesus.

Um comentário:

  1. Belíssimo texto, padre! Que Nossa Senhora interceda por seus filhos prediletos e pos nós, leigos/ovelhas, que confiamos nos pastores da terra sendo auxiliados e infundidos pelo Deus Espírito Santo.

    Sua benção!

    ResponderExcluir

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.