Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dia Internacional da Família


  Hoje, 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou essa data como Dia Internacional da Família. A data foi instituída em 1994 por ocasião do Ano Internacional da Família. Em carta às famílias publicada no mesmo ano, São João Paulo II reconheceu a iniciativa da ONU em propor a data como sendo uma celebração internacional, respondendo, assim, ao apelo e inspiração da Constituição Conciliar Gaudium et Spes.

  Na ocasião, o então papa disse que a Igreja assumiria, também, a celebração em seu calendário. “Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história”, disse São João Paulo II, por ocasião do Ano Internacional da Família.

  Em sua primeira Encíclica “Alegria do Evangelho”, o Papa Francisco traz reflexão sobre os desafios enfrentados pelas famílias e a importância desta instituição milenar. “A família atravessa uma crise cultural profunda, como todas as comunidades e vínculos sociais. No caso da família, a fragilidade dos vínculos reveste-se de especial gravidade, porque se trata da célula básica da sociedade, o espaço onde se aprende a conviver na diferença e a pertencer aos outros e onde os pais transmitem a fé aos seus filhos”, disse Francisco.


  A partir de 1994, por iniciativa de São João Paulo II foi instituído o Encontro Mundial da Família que ocorre a cada três anos. No Brasil, o encontro foi realizado em 1997, quando o Papa rezou uma missa campal no Aterro do Flamengo, para 2 milhões de pessoas, encerrando o 2ª Encontro Mundial da Família. Na passagem pelo país, o pontífice convidou pais e famílias do mundo inteiro a viver a santidade, sendo testemunhas para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.