Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Mensagem de Padre Helcimar para o "Encerramento do Mês mariano de 2014"


Queridos filhos e filhas,

  Rezamos tantas vezes o terço e ainda mais nos dedicamos à ele neste mês de maio, mês de Nossa Senhora. Percorremos os acontecimentos do caminho de Jesus, que é nossa salvação, rezando e contemplando os mistérios da fé, ao lado de Maria e, com ela, nos dirigimos às coisas santas, belas e altas. Rezar a Maria é pedir seu auxílio; rezar com Maria é aprender de sua alma o desejo de Deus; rezar por Maria é descobrir uma grande vantagem diante de Deus, ao pedir que por suas mãos, nossas preces se elevem mais perfeitamente e rápido a Nosso Senhor.

  Hoje celebramos a Festa da Visitação de Maria à sua prima Isabel, esposa de Zacarias e mãe de João batista. Este mistério nos mostra como Maria não se apega à honra de ser escolhida “Mãe de Deus” e se faz peregrina e serva humilde. Ela enfrenta o caminho, sem nenhum auxílio humano, mas se confia em Deus. Põe-se a caminhar em direção ao alto e vê no serviço aos necessitados a sua vocação mais específica. Como não se deixar tocar por este mistério? A grande Mãe de Deus é alguém que serve, que ajuda, que se põe a caminho, não importando a distância nem as dificuldades de uma viagem insólita. Vemos em Maria o que seria visto em Seu Filho: escuta, humildade e serviço. Três palavras que sintetizam o comportamento de Maria e de Jesus: escuta, humildade e serviço. Palavras que indicam uma forte espiritualidade para nós. Espiritualidade não etérea, mas concreta, para o dia a dia.  

  Escuta: para aprender quem é Deus e o que Ele deseja de nós, devemos escutá-Lo. Para esse exercício, devemos aguçar como dizia São Bento “o ouvido do coração”; sem inclinar esse ouvido espiritual diante de Deus, ninguém poderá entrar na amizade plena de Deus. De onde nasce a intimidade com Deus? Da escuta na oração, no silêncio e na contemplação. Jesus e Maria o fizeram e também nós devemos fazer. Alguns até tentam escutar Deus, mas de modo distraído e sem paixão. Não fazem esforço para escutar, nem fazem esforço para entender. Maria está atenta a Deus e, por isso, escuta a Deus. Principalmente nos dias de hoje nos falta a atenção àquilo que merece atenção...

  Humildade: Nossa Mãe do Céu está a viver no momento da Anunciação a sua vida cotidiana, simples. Não há espalhafato em seu viver, planos mirabolantes, vida social cheia de atividades, festa sem fim... Não há “badalação” na vida de Nossa Senhora. Foi neste momento “normal” de sua vida que Deus a chamou para uma obra importantíssima, a maior que alguém poderia receber nesta Terra: ser a Mãe de Deus. Sem achar-se merecedora e sem nenhum pedantismo, Maria aceita o convite do Senhor e se auto declara “serva”, “escrava”. Em tantas missões somos colocados por Deus, tantos convites recebemos do Senhor e de sua Igreja! Os recebemos com humildade? Dizemos “sim”, como Maria?

  Serviço: Apesar das dificuldades da viagem, das incompreensões de alguém da aldeia, do perigo da estrada, Nossa Senhora não se detém diante de nada, nada nem ninguém a impede de cumprir a vontade de Deus. Sua escuta da vontade de Deus e sua humildade diante da vocação, a fazem seguir, ir depressa. É a intimidade com Deus que ganha lugar na vida, no dia a dia. Dizia Santo Ambrósio: “A graça do Espírito Santo não comporta lentidão”. De fato, a graça do Espírito de Deus em Maria a impeliu para a ação, para o serviço.


  Ao encerrarmos este mês de maio, gostaria de deixar a todos vocês esta mensagem da Mãe de Jesus: Escutemos sempre a Deus na oração, no silêncio, na contemplação. Deixemos de lado toda distração, todo barulho, tudo o que é desordenado e nos afasta da voz de Deus. Aprendamos e exerçamos a humildade, que é a verdade. Sejamos humildes em aceitar as correções do Senhor e no Senhor, procuremos conhecer nossos defeitos dominantes e combatê-los. Coloquemo-nos sempre disponíveis a qualquer serviço de amor, por amor e com amor. Aprofundemos a nossa vocação de servos, de administradores da graça que nos foi concedida. Que Maria, nossa mãe, nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.