Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Amanhã, Papa Francisco celebrará Nossa Senhora de Guadalupe ao som da "Missa Crioula"


  Amanhã o Papa Francisco celebrará a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, com uma Missa solene. O Santo Padre confiou à Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) a organização deste evento que será na Basílica de São Pedro. "A celebração presidida por Francisco, o primeiro papa latino-americano de dois mil anos de história da Igreja, tem um significado muito particular”, disse o secretário da CAL. E lembrou que o Santo Padre indicou que a Virgem de Guadalupe faz parte do caminho latino-americano e da sua identidade. “Porque Nossa Senhora de Guadalupe, disse, é padroeira da América Latina mas também imperatriz de todo o continente americano, até mesmo padroeira das Filipinas”.

  O secretário esclareceu ainda que a “Missa Crioula” na Basílica de São Pedro não será um concerto, mas uma celebração litúrgica, eucarística, acompanhada pelos lindos cantos com finalidade litúrgica. Também cantará o Coro da Capela Sistina, dando uma combinação adequada. A música da “Missa Crioula” será dirigida por Facundo Ramirez e cantada por Patricia Sosa. Alguns cantos litúrgicos, como o de entrada, o final e eucarísticos, serão cantados pelo coro da Sistina. Também será entoado o hino guadalupano e uma série de canções de natal do folclore popular que acompanharão uma oração que fará o Papa Francisco. Também indicou que os cantos de natal que têm a letra do poeta Felix Luna, serão interpretados por dois músicos que acompanharam Ariel durante muitos anos.

  Disse também que a missa será concelebrada por 750 sacerdotes, majoritariamente latino-americanos que estudam em Roma. A eucaristia será concelebrada por cinco cardeais: o cardeal Norberto Rivera Carreras, porque é o custódio da sagrada imagem de Guadalupe e arcebispo da Cidade do México; o cardeal Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil e luso brasileiro; o cardeal Francisco Javier Errázuriz, do Chile; o cardeal Marc Ouellet, presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, e ao mesmo tempo canadense; e o cardeal Sean O'Malley dos EUA, com fortes raízes na comunidade hispânica nos Estados Unidos. Comentou também que o arcebispo de Buenos Aires, o cardeal Poli tinha sido convidado, mas não poderá ir por compromissos já assumidos.


  O maestro Facundo Ramirez agradeceu emocionado, por este evento que foi organizado pelos 50 anos da composição realizada pelo seu pai Ariel. O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, disse que quando ele era um estudante de filosofia, um bom número de seminaristas eram da América Latina e já cantavam uma parte da Missa Crioula. Muitos anos depois de sua composição, a Missa foi, em 1988, interpretada pelo tenor José Carreras, na sala Paulo VI. E há três anos na Basílica de São Pedro, se cantou a Missa Crioula em uma missa diante da Virgem de Guadalupe, celebrada por Bento XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.