João, filho de Zebedeu e de
Salomé, irmão de Tiago Maior, de profissão pescador, originário de Betsaida,
como Pedro e André, ocupa um lugar de primeiro plano no elenco dos apóstolos. O
autor do quarto Evangelho e do Apocalipse, será classificado pelo Sinédrio como
indouto e inculto. No entanto, o leitor, mesmo que leia superficialmente os
seus escritos, percebe não só o arrojo do pensamento, mas também a capacidade
de revestir com criativas imagens literárias os sublimes pensamentos de Deus. A
voz do juiz divino é como o mugido de muitas águas.
João é sempre o homem da elevação espiritual,
mais inclinado à contemplação que à ação. É a águia que desde o primeiro bater
das asas se eleva às vertiginosas alturas do mistério trinitário: "No
princípio de tudo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e ele
mesmo era Deus." Ele está entre os mais íntimos de Jesus e nas horas mais
solenes de sua vida João está perto. Está a seu lado na hora da ceia, durante o
processo, e único entre os apóstolos, assiste à sua morte junto com Maria. Mas
contrariamente a tudo o que possam fazer pensar as representações da arte, João
não era um homem fantasioso e delicado. Bastaria o apelido humorista que o
Mestre impôs a ele e a seu irmão Tiago: "Filhos do trovão" para nos
indicar um temperamento vivaz e impulsivo, alheio a compromissos e hesitações,
até aparecendo intolerante e cáustico.
No seu Evangelho designa a si mesmo
simplesmente como "o discípulo a quem Jesus amava." Também se não nos
é dado indagar sobre o segredo desta inefável amizade, podemos adivinhar uma
certa analogia entre a alma do Filho do homem e a do filho do trovão, pois
Jesus veio à terra não só trazer a paz mas também o fogo. Após a ressurreição,
João está quase constantemente ao lado de Pedro. Paulo, na epístola aos
gálatas, fala de Pedro, Tiago e João como colunas na Igreja.
No Apocalipse, João diz que foi perseguido e
degredado para a ilha de Patmos "por causa da palavra de Deus e do
testemunho de Jesus Cristo". Conforme uma tradição unânime ele viveu em
Éfeso em companhia de Maria e sob o imperador Domiciano foi colocado dentro de
uma caldeira com óleo a ferver, mas saiu ileso e todavia com a glória de ter
dado testemunho. Depois do exílio de Patmos voltou definitivamente para Éfeso,
onde exortava continuamente os fiéis ao amor fraterno, resultando em três
cartas, acolhidas entre os textos sagrados, assim como o Apocalipse e o
Evangelho. Morreu carregado de anos em Éfeso durante o império de Trajano
(98-117), onde foi sepultado.
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