Porque é que o Filho de Deus
nasceu de uma Virgem? [...] Era necessário um modo totalmente novo de nascer
para Aquele que ia consagrar uma nova ordem de nascimento. Isaías tinha
profetizado que o Senhor anunciaria esta maravilha através de um sinal. Que
sinal? «Eis que uma virgem vai conceber e dará à luz um filho.» Sim, a Virgem
concebeu e deu à luz o Emanuel, Deus conosco (Is 7, 14; Mt 1,
23). Eis a nova ordem de nascimento: o homem nasce em Deus porque Deus nasce no
homem; Deus faz-Se carne, para regenerar a carne pela semente nova do Espírito
e lavar todas as manchas passadas.
Toda esta nova ordem foi prefigurada no
Antigo Testamento, porque na intenção divina o primeiro homem nasceu para Deus
através de uma virgem. Com efeito, a terra era ainda virgem, o trabalho do
homem não a tinha tocado, a semente não tinha sido ainda lançada, quando Deus a
tomou para dar forma ao homem e torná-lo «um ser vivo» (Gn 2, 5.7). Por
conseguinte, se o primeiro Adão foi moldado de terra, é justo que o segundo, a
quem o apóstolo Paulo chama «o novo Adão», seja retirado por Deus de uma terra
virgem, ou seja, de uma carne cuja virgindade permanecia inviolada, para se
tornar «Espírito que vivifica» (1Cor 15, 45). [...]
Quando quis recuperar «a Sua imagem e a Sua
semelhança» (Gn 1, 26) caída sob o poder do demônio, Deus agiu de forma
igual à do momento em que o criou. Eva era ainda virgem quando acolheu a
palavra que originaria a morte; por conseguinte, seria também de uma virgem que
devia descer a Palavra de Deus que ergueria o edifício da Vida. [...] Eva
confiou na serpente; Maria teve fé em Gabriel. O pecado que Eva, crendo,
cometeu, foi Maria, crendo, que o apagou. [...] A palavra do diabo foi para Eva
a semente da sua humilhação e das suas dores de parto (Gn 3, 16), e ela
trouxe ao mundo o assassino do seu irmão (4, 8). Pelo contrário, Maria trouxe ao
mundo um Filho que haveria de salvar Israel, Seu irmão.
Fonte: Tertuliano, teólogo
in “A Carne de Cristo”, 17; PL 2, 781 (cf. SC 126, p. 281)
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