Ontem
recordávamos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. A multidão dos discípulos
e outras pessoas aclamaram-no como Messias e Rei de Israel. No final do dia,
cansado, regressou a Betânia, aldeia situada muito perto da capital, onde costumava
alojar-se nas Suas visitas a Jerusalém. Ali, uma família amiga tinha sempre
preparado um sítio para Ele e para os seus. Lázaro, que Jesus ressuscitou
dentre os mortos, é o chefe da família; vivem com ele Marta e Maria, suas
irmãs, que esperam cheias de entusiasmo a chegada do Mestre, contentes por Lhe
poder oferecer os seus préstimos.
Nos últimos dias de vida na terra, Jesus
passa longas horas em Jerusalém, dedicado a uma pregação intensíssima.
Pela noite, recupera as forças em casa dos Seus amigos. E em Betânia tem
lugar um episódio que recolhe o Evangelho da Missa de hoje. Seis
dias antes da Páscoa, relata São João, Jesus foi a Betânia. Ofereceram-Lhe
lá uma ceia; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com Ele.
Então Maria tomou uma libra de perfume feito de nardo puro, de grande preço,
ungiu os pés de Jesus e enxugou-Os com os seus cabelos; e a casa encheu-se
com o cheiro do perfume.
Salta imediatamente à vista a generosidade desta
mulher. Deseja manifestar o seu agradecimento ao Mestre, por ter devolvido a
vida ao seu irmão e por tantos outros bens recebidos e não repara nos
gastos. Judas, presente na cena, calcula exatamente o preço do perfume. Mas,
em vez de louvar a delicadeza de Maria, abandona-se à murmuração: porque
não se vendeu este perfume por trezentos denários para se darem aos
pobres? Na realidade, como nota São João, não porque se importasse
com os pobres; interessava-lhe manejar o dinheiro da bolsa e roubar o que
se lá deitava. “A valoração de Jesus é muito diversa”, escreve João Paulo
II. “Sem retirar nada ao dever de caridade para com os necessitados,
aqueles a que se hão-de dedicar sempre os discípulos, "pobres sempre
os tereis convosco", Ele fixa-se no acontecimento da Sua morte e sepultura
e aprecia a unção que se Lhe faz como antecipação da honra que o Seu corpo
merece, também depois da morte, por estar indissoluvelmente unido ao mistério
da Sua pessoa” (Ecclesia de Eucharistia, 47).
Para ser verdadeira virtude, a caridade há-de
estar ordenada. E o primeiro lugar ocupa-o Deus: amarás o Senhor teu Deus
com todo o teu coração e com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior
e o primeiro mandamento. O segundo é como este: amarás o teu próximo como a ti
mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. Por isso,
enganam-se aqueles que com a desculpa de aliviar as necessidades materiais
dos homens ignoram as necessidades da Igreja e dos ministros
sagrados. Escreve São Josemaria Escrivá: “aquela mulher que em casa de Simão o leproso,
em Betânia, unge com um rico perfume a cabeça do Mestre, recorda-nos o dever de
sermos esplêndidos no culto de Deus. Todo o luxo, a majestade e a beleza
me parecem pouco. E contra os que atacam a riqueza dos vasos sagrados,
ornamentos e retábulos, ouve-se o louvor de Jesus: "opus enim bonum
operata est in me" – “fez em Mim uma boa obra”.
Quantas pessoas se comportam como Judas! Veem
o bem que outros fazem, mas não o querem reconhecer; empenham-se em descobrir
intenções torcidas, tendem a criticar, a murmurar, a fazer juízos temerários.
Reduzem a caridade ao puramente material, dar umas moedas ao necessitado,
talvez para tranquilizar a sua consciência e esquecem que, como escreve
também São Josemaria Escrivá, “a caridade cristã não se limita a socorrer
o necessitado de bens econômicos; dirige-se, em primeiro lugar, a respeitar e
compreender cada indivíduo enquanto tal, na sua intrínseca dignidade de
homem e de filho de do Criador”. A Virgem Maria entregou-se completamente
ao Senhor e esteve sempre pendente dos homens. Hoje pedimos-Lhe que interceda
por nós, para que, nas nossas vidas, o amor a Deus e o amor ao próximo se
unam numa só coisa, como as duas caras de uma mesma moeda.
Fonte:
Meditações
do Prelado Dom Javier Echevarría sobre a Semana Santa
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