Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O que é a "Semana Santa" e porque é chamada de "santa"?


  A semana que antecede à Páscoa e que se inicia com o Domingo de Ramos, é chamada comumente de “Semana Santa”. Esta semana especial para os cristãos, é chamada também de “Semana Maior”; nela comemoramos os grandes mistérios dos últimos passos de Cristo na Terra: sua entrada triunfal em Jerusalém, as ameaças de morte que sofreu, sua prisão e espancamento, sua morte dolorosa na cruz, seu piedoso sepultamento e sua gloriosa ressurreição.

  A Semana Santa é marcada, nas paróquias e dioceses, por uma série de ritos e celebrações. Em especial, cada dia possui pregações e sermões temáticos, procissões diversas, autos e encenações, vias-sacras, concertos musicais, dentre outras atividades. Tudo para relembrar a vida de Cristo e seu amor pelos homens de todos os tempos. Oficialmente a Semana Santa se inicia com as I Vésperas do Domingo de Ramos, no sábado à tarde.

  É chamada “santa” por três razões:

1-    Por relembrar os fatos e acontecimentos da vida santa de Cristo, em sua Paixão, Morte e Ressurreição;

2-    Para apresentar a todo cristão o modelo de Jesus como o modelo a ser seguido por todos;

3-    Para santificar a todos através dos ritos e celebrações especiais que existem neste período.


  Neste sentido, não se quer dizer que as outras semanas do ano sejam “pecadoras” mas que, sobretudo, nesta semana, a santidade mais pura estará à nossa disposição e imitação. Nesta semana devemos mais ainda buscar a Deus, nos reconciliar com Ele e abrir-nos o coração à sua Palavra de vida e de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.