Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

O que são os “Passos da Paixão”?


  Os Passos da Paixão são confundidos com as Estações da Via Sacra. Não o são, os Passos são 17, resumindo-se em 7, enquanto que a Via Sacra são 14 Estações; 15 se contarmos a Ressurreição de Cristo. Entende-se por “Paixão de Cristo”, todos os Passos dados por Ele desde que entra em Jerusalém montado num burro até à Sua Ressurreição. Este culto aos Passos da Paixão de Cristo teve um grande incremento, nos séculos XVI a XVIII, com a instituição de Irmandades e das Confrarias que começaram a realizar procissões onde se retratavam estes Passos.
  Os Passos são demonstrações populares de religiosidade e devoção à Paixão de Cristo e representadas na imaginária católica não só nas Igrejas, mas por vezes espalhadas em pequenos oratórios pela própria cidade. Tratam-se de pequenos altares embutidos nos prédios, fechados por portas que se abrem para a rua, destinados à Procissão do Encontro (ou dos Passos), na Semana Santa. São abertos ao público somente durante esta semana, mais precisamente na Sexta-feira Santa.

Origem

  É uma tradição que veio de Portugal na época do Brasil Colônia. Vários Passos foram construídos em diferentes cidades como Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, São João del Rey e Paraty. Pertenciam à “Irmandade do Senhor dos Passos” ou à “Irmandade do Santíssimo Sacramento”.

  Poucas são as cidades e as Igrejas que ainda conservam este patrimônio que, infelizmente, foi dilapidado com o tempo. Aqui na Matriz de São Pedro, resta-nos três peças: Ecce Homo, Senhor dos Passos e o Calvário.

Quais são os Passos da Paixão?

LAVA – PÉS
ÚLTIMA CEIA
ORAÇÃO NO HORTO DAS OLIVEIRAS
PRISÃO
FLAGELAÇÃO
COROAÇÃO DE ESPINHOS
ECCE HOMO
CAMINHO PARA O CALVÁRIO (Senhor dos Passos)
ENCONTRO COM MARIA
SIMÃO DE CIRENE
VERÔNICA
FILHAS DE JERUSALÉM
SENHOR DA PACIÊNCIA
CALVÁRIO
DESCIDA DA CRUZ
DEPOSIÇÃO NO TÚMULO
RESSURREIÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.