Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 5 de abril de 2014

Paróquia de São Pedro anuncia sua Programação para a Semana Santa 2014


  Nossa Paróquia de São Pedro se prepara, mais uma vez, para aquela que é chamada de “Semana Maior” dos cristãos e que comumente chamamos de “Semana Santa”. A designação “Semana Santa”, destinada a precisos oito dias do calendário civil-eclesial, não é uma exclusividade dos católicos, mas todos os cristãos a celebram. Nós, católicos, porém, temos celebrações cheias de significado e muito solenes e lindas de se ver e participar. As intensas atividades litúrgicas e manifestações devocionais concentradas entre o Domingo de Ramos e o Domingo da Ressurreição portam “[...] o centro e a síntese da celebração do Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo [“o Principio e o Fim” (Ap 22,13)] no Ano Litúrgico”.

  A Semana Santa nos conduz à celebração da Páscoa do Senhor através de uma experiência fundante, assim enunciada por São Paulo: “[...] pelo batismo nós fomos sepultados com ele na morte para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova” (Rm 6, 4). Na Semana Santa tende a ser ainda mais vivida a lembrança de que Deus faz novas todas as coisas (cf. Ap 21, 5a) através da Morte e Ressurreição de Jesus.


  Memória e expectativa, presença e comemoração. Cristo é real e verdadeiro nas celebrações! “Felizes os que lavam suas vestes para terem poder sobre a árvore da Vida e para entrarem na Cidade pelas portas” (Ap 22,14). Dediquemos ao Senhor todos os desejos de se cumprir em nós a oração que nos aguarda na antífona do Domingo da Páscoa: “Ressuscitei, ó Pai, e sempre estou contigo: pousaste sobre mim a tua mão e a tua sabedoria admirável, aleluia!”. Semana santa é vivência da fé, renovação de nossa esperança em Cristo. Não é “feriadão”, não é apenas tempo de praia ou descanso! Que todos possam participar bem dos Santos mistérios de Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.