Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

Os novos Santos da Igreja serão amanhã entronizados


  Dois novos santos em uma única celebração: no segundo domingo da Páscoa, também chamado de “Pascoela”, ou ainda da “Divina Misericórdia”, dois Papas serão canonizados, ou seja, incluídos na lista, ou cânone, dos bem-aventurados aos quais a Igreja, depois de lhes reconhecer virtudes heroicas e o poder de realizar milagres, tributa culto universal.

  São João XXIII é, sobretudo, o grande papa que convocou o Concílio Vaticano II e que impulsionou o ecumenismo, hoje muito deturpado. Com o seu sorriso e humildade, introduziu um novo estilo eclesial, sem deixar a reta Tradição. Coube a São João Paulo II aplicar o Concílio, nomeadamente através do Catecismo da Igreja Católica e do novo Código canônico. O papa polonês foi ainda o protagonista da ‘conversão’ da Rússia, da queda do muro de Berlim e da libertação dos países do Leste. Combateu de forma ferrenha a teologia da libertação, corrente ideológica da teologia que prima o social em detrimento do espiritual.

  Ângelo Giuseppe Roncalli, para além de um muito remoto parentesco com famílias lusitanas, foi, depois de 624 anos, o primeiro sucessor de Pedro a reassumir, como papa, o nome do único papa português, João XXI. João XXIII era muito bem humorado e sempre se pôs como um verdadeiro filho da Igreja. Queria trazer a renovação para a Igreja, mas não destruí-la em suas bases doutrinárias. Infelizmente, o que se seguiu em muito após o Concílio Vaticano II foi uma desconstrução do catolicismo tradicional e de suas verdades canônicas, litúrgicas e até morais.

  Karol Wojtyla, por sua vez, estabeleceu uma fortíssima relação com Fátima, por ocasião do atentado que padeceu na praça de São Pedro, a 13 de Maio de 1981. A coincidência com o aniversário da primeira aparição mariana na Cova da Iria foi, para João Paulo II, providencial. Desde então, agradeceria à ‘Senhora mais brilhante do que o sol’ o milagroso resgate da sua vida, identificando-se com a vítima vestida de branco a que se aludia na terceira parte do segredo, revelada em 2000, na beatificação de os beatos Francisco e Jacinta Marto. Mariano, Papa das Jornadas da Juventude, peregrino do mundo, João Paulo II teve contradições no início de seu pontificado, mas foi pouco a pouco retornando a certas posições, abandonando outras e tornando-se, realmente, um Papa santo. Sobretudo no final de sua vida, abraçou a cruz de Cristo na enfermidade e ofereceu seu sacrifício pelo mundo.


São João XXIII e São João Paulo II, rogai por esta terra de Santa Cruz, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.