Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 13 de abril de 2014

Homilia da Bênção de Ramos



  Com esta celebração, iniciamos com toda a Igreja, a Semana Santa, tempo de reflexão e oração bem perto do Coração de Jesus. Semana de entrega particular a Deus e à sua obra. Nesta semana recordarmos os últimos Passos de Jesus, seu amor extremo, sua morte cruel, mas também sua ressurreição gloriosa; também lembramos do modo como devemos viver: pois a Semana Santa não é feita apenas de ritos e símbolos, mas de verdadeiros exemplos a serem seguidos.

  Esta Liturgia do Domingo de Ramos e da Paixão exprime em duas cerimônias o mistério da Cruz de Cristo e sua entrega, por amor, a nós. A primeira, impregnada de alegria, de exultação e a outra, cheia de dor e de pesar; se por um lado pelo Cristo Senhor fomos resgatados e salvos, por outro, nosso Deus amado, para nos redimir, foi cruelmente abandonado e ferido no lenho da Cruz.

  Essa primeira parte, da bênção e da procissão de Ramos, evoca a alegria do cristão em ter a Jesus por seu Senhor e guia; a segunda parte, da missa com o Relato da Paixão, nos indica de que modo nosso Salvador demonstrou de maneira máxima seu amor pelos homens e os reuniu em sua graça.

  O evangelho de Mateus que acabamos de escutar nos apresenta Jesus em sua subida para Jerusalém - uma verdadeira peregrinação de fé. Ele sobe à Jerusalém para fazer a grande oferta da sua vida: Ele mesmo. O sacrifício da cruz é o modelo de toda a oferta humana: dar tudo, sem guardar nada. Subir é próprio de quem deseja ver melhor, superar obstáculos, aumentar sua compreensão. De fato, nós que seguimos o Cristo devemos: ver melhor todas as coisas, iluminadas pela fé; devemos superar os obstáculos e isso significa carregar a cruz até o fim e devemos, por último, aumentar nossa compreensão sobre nossa vida, o que fazemos, o que escolhemos... Quem quer ser cristão segue a Cristo, não a ideologias, pessoas. Até mesmo nossas espiritualidades e movimentos, nunca poderão estar sobre Jesus Cristo. Há ainda pessoas que dão mais valor ao que fazem na Igreja ou ao que participam na Igreja do que à própria identificação com Jesus. Isso é o mais importante! Se eu não parecer com Jesus, não serve!

  Mateus nos diz que Jesus parou no Monte das Oliveiras e de lá enviou dois discípulos para buscarem o animal em que montaria. Interessante este nexo, pois este mesmo Monte será aquele em que Jesus sofrerá uma agonia extrema a ponto de suar sangue. Neste lugar também vai receber o beijo traidor de Judas. O que significa? Este monte é lugar da provação, do abandono, mas é daí que Nosso Senhor prepara sua entrada triunfal em Jerusalém. Ele sabe que seu Reino não é humano, não é exibicionismo, não é feito de vaidade e orgulho. Por isso, atrás do seu triunfo, está a sombra da realidade, dura realidade. Nós também, só iremos à frente em nossos projetos, só caminharemos se estivermos fincados na realidade, não em sonhos, mas em Deus mesmo. Essa realidade pode ser dura, mas teremos sempre a Cristo como nosso Advogado.

  Outra expressão interessante é a pergunta que fazem: “Quem é esse homem?” E as próprias multidões respondem: “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia”.  A pergunta sobre quem é Jesus é muito importante para cada cristão; dependendo da resposta que damos sobre quem é Deus para nós, viveremos um cristianismo mais ou menos forte, próximo ou distante daquilo que a Sagrada Tradição e a Igreja nos ensinam.


  Para alguns, Deus é apenas um médico e se Ele não cura, a fé dessas pessoas entra em choque; para outros Deus é um ajudante, um facilitador e, para esses que assim creem, se Deus não ajuda, então Ele os abandonou... E para nós, quem é esse Homem? Quem é esse Deus? Hoje, ao entrar na Jerusalém histórica, simbolicamente o Senhor também deseja entrar no coração de cada um de nós. Que abramos as “portas para o Rei entrar!” (Sl 23), que esta Semana Maior seja para nós fonte de bênção e graça. Que gritemos “hosanas” ao Rei e Senhor, ao amado Jesus que passa na nossa vida. E que, em cada momento, possamos demonstrar quem é Deus para nós. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.