Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

O Sacramento da Penitência


I. MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

l. Manifestou o Pai a sua misericórdia reconciliando o mundo consigo em Cristo, que livrou os homens do pecado. O convite à penitência preparou o coração dos homens para o advento do Reino de Deus. Jesus, acolhendo os pecadores, reconciliou-os com o Pai. Depois da sua ressurreição enviou o Espírito Santo sobre os Apóstolos, para perdoarem ou reterem os pecados, e pregarem o perdão a todas as nações. A Igreja sempre convidou os homens a manifestarem a vitória de Cristo sobre o pecado pela celebração da penitência.

2. Esta vitória refulge primeiro no batismo, pelo qual o velho homem é crucificado com Cristo. A Igreja professa "um só batismo para a remissão dos pecados". Na Missa a paixão de Cristo se faz presente. Ele se oferece como "vítima de nossa reconciliação". Jesus Cristo concedeu o poder de perdoar os pecados aos Apóstolos e a seus sucessores, instituindo o sacramento da penitência, para que os fiéis se reconciliem com Deus.

II. A RECONCILIAÇÃO DOS PENITENTES NA VIDA DA IGREJA

3. Os membros da Igreja muitas vezes caem em pecado. Por isso, a Igreja "busca sem cessar a penitência e a renovação". A Igreja santa e sempre necessitada de purificação.

4. O povo de Deus realiza penitência participando da paixão de Cristo pelos seus sofrimentos, pelas obras de caridade. A Igreja o celebra em sua liturgia; os fiéis se reconhecem pecadores e imploram o perdão de Deus e dos irmãos. A penitência na vida e na liturgia da Igreja. No sacramento da penitência, os fiéis "obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus, e são reconciliados com a Igreja".

5. A penitência "busca que amemos intensamente a Deus". O pecador regressa ao Pai, ao Cristo, e ao Espírito Santo. Reconciliação com Deus e com a Igreja. Mas "o pecado de um homem prejudica aos outros, como a santidade de um traz benefícios aos outros". A penitência exige sempre a reconciliação com os irmãos.

6. O discípulo que se aproxima da penitência deve voltar-se para Deus de todo o coração. Esta conversão, que compreende a contrição e o propósito de uma vida nova, se expressa pela confissão feita à Igreja. Vejamos as partes do sacramento da penitência:

a) Contrição
Entre os atos do penitente ocupa o primeiro lugar a contrição, "a dor da alma e a detestação do pecado, com o propósito de não mais pecar". Desta contrição depende a autenticidade da penitência.

b) Confissão
Da penitência faz parte a confissão das culpas. Esta exige a vontade de abrir o coração ao ministro de Deus; e deste, um julgamento espiritual pelo qual, em nome de Cristo, pronuncia a sentença da remissão ou retenção dos pecados.

c) Satisfação
A conversão se completa pela satisfação das culpas, pela mudança de vida e reparação do dano, adaptadas a cada penitente.

d) Absolvição
Ao pecador Deus concede o perdão mediante o sinal da absolvição, pois quer dar-nos a salvação e renovar a aliança rompida por meio de sinais visíveis. Pelo sacramento da penitência, o Pai acolhe o filho que regressa; Cristo coloca sobre os ombros a ovelha perdida; e o Espírito Santo santifica de novo seu templo. Isso se manifesta na participação jubilosa na mesa do Senhor.

Necessidade e utilidade deste sacramento:

7. Os que pelo pecado grave se apartaram da comunhão com Deus são reconduzidos pela penitência à vida. Os que caem em pecados veniais adquirem forças para alcançar a plena liberdade dos filhos de Deus.

a) O fiel deve confessar ao sacerdote todos e cada um dos pecados graves de que se recorda depois de examinar sua consciência.

b) Este sacramento é muito útil contra os pecados veniais. Pois é um esforço assíduo para aperfeiçoar a graça do batismo. Para que este sacramento produza seus efeitos, deve impelir ao serviço a Deus e aos irmãos. Pela sua celebração a Igreja proclama sua fé, dá graças a Deus e se oferece como sacrifício espiritual, à espera de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.