Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Como se celebra o Matrimônio na Igreja Católica?


  Segundo a tradição latina, são os esposos quem, como ministros da graça de Cristo, mutuamente se conferem o sacramento do Matrimônio, ao exprimirem, perante a Igreja, o seu consentimento. Os esposos são, pois, os ministros do sacramento. Verdade esquecida ou não sabida pela maioria dos casais que procuram uma Paróquia e se preocupam com “quem os vai casar” e fazem questão deste ou daquele, de um diácono ou de uma padre e até de um bispo. Infelizmente, perdendo tempo em coisas não necessárias, o casal de noivos perde, além de tempo, graça e reverência.

  O sacerdote ou o diácono que assiste à celebração do matrimônio como testemunha, recebe o consentimento dos esposos em nome da Igreja e dá a bênção da Igreja, mas quem celebra o matrimônio são os noivos. A presença do ministro da Igreja (e também das testemunhas) exprime que o Matrimônio é uma realidade eclesial. Por essa razão, a Igreja exige normas desta determinação:

- O matrimônio sacramental é um ato litúrgico. Por isso, é conveniente que se celebre na liturgia pública da Igreja e não isoladamente, salvo exceções pastorais necessárias;

- O matrimônio cria direitos e deveres na Igreja entre os esposos e para com os filhos. É um verdadeiro contrato que deve ser mantido.

- Por ser o matrimônio um estado de vida na Igreja, é necessário que exista certeza sobre ele (daí a obrigação de haver testemunhas). Os casais devem se inserir na Igreja e buscar nela a sua sustentação.

- O caráter público do consentimento protege o “Sim”, uma vez dado é para sempre e ele mesmo ajuda a permanecer fiel a ele.

  No rito latino, a celebração do Matrimônio entre dois fiéis católicos tem lugar normalmente – mas não necessariamente - no decorrer da Santa Missa, se eles são participantes da comunidade cristã e seguidores autênticos de Cristo. Na Eucaristia realiza-se o memorial da Nova Aliança, pela qual Cristo se uniu para sempre à Igreja, sua esposa bem-amada, por quem se entregou. Por ser um sacramento, os esposos devem dispor-se para receber a graça tanto do amor – no casamento – como da Comunhão, na Missa. Por isso convém que se preparem bem para a celebração do seu matrimônio recebendo o sacramento da Penitência.


  Neste sacramento os esposos recebem o Espírito Santo como Comunhão do amor de Cristo e da Igreja. O Espírito Santo é o selo da aliança dos esposos, a fonte sempre generosa do seu amor, a força com que se renova a sua fidelidade. Para receber esta graça bela e necessária, é necessário estar em graça. Receber um sacramento sem estar na graça, prejudica a ação de Deus; na verdade a impede, perturba o correr das bênçãos. É como uma represa que impede a passagem da água. Aqueles que querem ir ao matrimônio e desejam a graça, não o façam sem antes prepararem-se para o sacramento. Leia mais no Catecismo da Igreja Católica, nos números 1621 a 1624.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.