A Festa de Nossa Senhora do
Rosário foi instituída pelo Papa São Pio V, em 1571, quando se celebrava o
aniversário da batalha naval de Lepanto. Segundo consta, os cristãos saíram
vitoriosos na guerra contra os turcos otomanos porque invocaram o auxílio da
Santa Mãe de Deus, rezando o rosário. A intercessão de Maria se deu de maneira
forte e poderosa em resposta ao processo de conversão daqueles fiéis; antes da
batalha, todos os cristãos se confessaram e fizeram penitência.
A origem do terço é muito antiga. Remonta aos
anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais e
para marcar o número dos salmos. O Venerável Beda sugerira aos irmãos leigos,
pouco familiarizados com o Saltério latino, que se utilizassem de grãos
enfiados em um barbante na recitação dos pai-nossos e ave-marias. Segundo a
história de uma visão, em 1328 Nossa Senhora apareceu a São Domingos,
recomendando-lhe a reza do rosário para a salvação do mundo. “Rosário”
significa a coroa de rosas oferecidas à Nossa Senhora. Os promotores e divulgadores
da devoção do rosário no mundo inteiro foram os dominicanos, mas esta expressão
de piedade mariana se espalhou por todo o orbe católico.
Nem todos rezam o rosário, mas o “terço” que
seria a terça parte do rosário. São João Paulo II acrescentou mais uma leva de
mistérios, os “luminosos”, que fariam memória do ministério público de Jesus;
assim, o terço se transformou, na verdade, no “quarto”, mas continuamos por
tradição a chamá-lo de “terço”. Somos hoje, portanto, convidados a meditar
sobre os mistérios de Cristo Jesus, associando-nos como Maria Santíssima à Encarnação,
ao Ministério público, à Paixão e à Gloriosa ressurreição do Filho de Deus.
Diz o Papa São João Paulo II na sua Carta
Apostólica “Rosarium Virginis Mariae”: “O Rosário, de fato, ainda que caracterizado
pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade
dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da
qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat
pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o
povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na
contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do
seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a
recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.