Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Sínodo das Famílias: "O drama ainda continua", afirma cardeal


  Hoje a Sala de imprensa da Santa Sé apresentou um documento sobre os temas principais que os padres sinodais irão discutir a partir do que foi dito e refletido na semana anterior do Sínodo das Famílias. A relatio post disceptationem foi lida publicamente na sala principal do sínodo e causou embaraços, constrangimentos e pedido de resposta por parte de muitos bispos e cardeais quanto às ações que se querem tomar, prescindindo da doutrina tradicional da Igreja. Embora defendendo a doutrina fundamental, o relatório pede à Igreja que sua pastoral seja mais “inclusiva”, “mais misericordiosa”, que perceba e aceite elementos que seriam “positivos” até mesmo em situações de pecado e de irregularidade. Nunca vimos uma abertura desse tipo! As consequências práticas em nossas paróquias serão conturbadíssimas e, se não houver um posicionamento claro e distinto do que se quer nessa “nova Igreja”, as divisões e confusões serão inimagináveis. As interpretações serão as mais diversas. Estamos preparados para isso? Leia alguns trechos do polêmico documento:

  “É necessário aceitar as pessoas em seu ser concreto, saber como apoiar sua busca, encorajar o desejo por Deus e a vontade de se sentirem plenamente parte da Igreja, também da parte daqueles que experimentaram o fracasso e se encontram nas mais diversas situações. Isso requer que a doutrina da fé, o seu conteúdo básico, deve ser gradualmente melhor conhecido, proposto lado a lado com a misericórdia”.

  “Uma nova dimensão da pastoral familiar atual consiste em aceitar a realidade do casamento civil e também da coabitação. Onde tais uniões demonstram estabilidade, profunda afeição e responsabilidade parental, elas devem ser consideradas um ponto de partida para um diálogo que poderia eventualmente levar ao sacramento do matrimônio. Em tais uniões, é possível alcançar valores familiares autênticos ou, ao menos, desejá-los. O acompanhamento pastoral deve sempre começar desses aspectos positivos”.

  “Os homossexuais têm dons e qualidades a oferecer à comunidade Cristã. Somos capazes de acolher essas pessoas, garantindo-lhes um espaço fraternal em nossas comunidades? Frequentemente, eles desejam encontrar uma Igreja que lhes ofereça um lar acolhedor. Nossas comunidades são capazes de o fornecer, aceitando e valorizando sua orientação sexual, sem comprometer a doutrina Católica sobre a família e o matrimônio?”

  “Sem negar os problemas morais relativos às uniões homossexuais, é necessário observar que há casos em que uma ajuda mútua, ao ponto do sacrifício, constitui um precioso apoio na vida dos companheiros”.


  Na conferência de imprensa, o Cardeal Luis Antonio Tagle, das Filipinas, enfatizou que este texto não era a versão final e, sorrindo, disse: “Então, o drama continua”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.