Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014

Homilia da Solenidade da Epifania do Senhor


  Ainda dentro do Tempo do Natal, estamos a celebrar a Solenidade da “Epifania do Senhor”; nesta sagrada Liturgia, fazemos memória da manifestação do nosso Deus a toda a humanidade, representada na figura dos Reis Magos. Alguns temas para a nossa meditação neste dia:

A estrela guiou os Reis até Jesus

  A estrela de Belém, humildemente, conduziu os Reis até o lugar aonde estava o Senhor, os levou pelo caminho certo até à verdade. A estrela cintilava, ainda que em meio à escuridão e fazia os santos Reis irem além de suas forças, passando pelas trevas do medo e da incerteza. Para nós, também, existe uma estrela que nos guia: é a fé. Pela fé, reconhecemos o amor e a proteção de Deus, mesmo na escuridão; pela fé, vamos além de nossas forças e nos lançamos para a luz; pela fé, podemos vencer os obstáculos e tribulações da vida e encontrarmos Deus como nosso amparo.
  A fé sempre nos conduzirá a Deus; a luz da fé sempre nos conduzirá à verdade. Sem essa luz, sem essa virtude, jamais chegaremos a Deus e jamais reconheceremos a verdade. Todos devemos nos deixar guiar, conduzir por essa luz que, em última análise, é o próprio Cristo: “Eu sou a luz do mundo, quem me seguir não andará nas trevas”.
  Não podemos ter medo da luz. Nela e por ela vemos melhor e vemos o obscuro, o sujo, o mal. O mundo de hoje precisa dessa luz; os homens precisam dessa luz; nós precisamos dessa luz!

Os Reis Magos perseveram no caminho

  Os Santos Reis não conheciam o caminho mas, conduzidos pela luz enviada por Deus, perseveraram na caminhada. Enfrentaram escuridão, frio, dúvidas, incertezas, mas se deixaram atrair pela presença de Deus. Os Reis deixaram seus trabalhos, suas famílias, suas expectativas humanas, deixaram tudo para encontrarem o “Tudo” de suas vidas.
  Quantos de nós iniciamos o caminho de Cristo, mas nos deixamos levar, não por sua luz, mas pelo medo, pelo cansaço, pela lógica do mundo, pelas facilidades de uma vida sem normas, sem leis, sem mandamentos... Quantos querem ser cristãos, mas ao seu jeito, ao seu modo, à sua maneira. Não perseveram naquilo que Cristo ensinou, não perseveram na doutrina da Igreja. É claro que existe a queda, o pecado, a escolha errada, mas sempre podemos e devemos voltar à luz de Deus. Também isso aconteceu aos Magos: desviaram-se do seu caminho e foram parar no palácio de Herodes, pensaram que Cristo lá estava. Mas o Menino não habitava o palácio, mas um estábulo. Logo que perceberam que Deus lá não estava, se levantaram e continuaram seu caminho; também nós, se nos desviamos da verdade, do bem, do amor, se perdemos a Deus, voltemos ao caminho certo, ao caminho que nos vai fazer encontrar Deus.

Cuidado com os homens

  Nem sempre estaremos rodeados de pessoas boas e com retas intenções. Herodes ao receber a visita dos Reis Magos mentiu ao dizer que gostaria de saber o paradeiro do Menino para O adorar; na verdade, ele planejava matá-Lo. Mesmo com palavras doces e mostrando-se afável, Herodes mentia e pensava e tramava o pior. Às vezes também nos encontraremos com pessoas de fala mansa e palavras bondosas, mas podem não querer o bem que dizem querer. Devemos sempre manter a prudência. Além da luz da fé, precisamos humanamente da prudência. Precisamos conhecer bem quem está ao nosso redor, se não há falsidade, engodo, mentira. Ainda há muitos Herodes por aí: falsos amigos que desejam o pior. Cuidado com eles! Cuidado com certas amizades!

Os reis ofereceram seus presentes... E nós?

  Os Santos Reis trouxeram ouro, incenso e mirra. Segundo São Beda, um santo do século VIII e a tradição cristã por ele compilada, os três presentes não são quaisquer presentes, mas altamente simbólicos:
O ouro representa a realeza, era dado aos reis; Jesus é Rei do universo, Rei de todas as nações, Soberano dos povos.
O incenso representa a divindade, é oferecido no culto divino; Jesus é Deus, Filho do Pai muito amado.
A mirra representa a humanidade, era perfume dos homens e servia para embalsamar os corpos dos mortos; de fato, Jesus espalhou o bom odor das virtudes no meio dos homens, mas também foi ferido de morte pelos mesmos homens e, sepultado como eles.
  Também nós devemos abrir nossos cofres, abrir nosso interior, nosso coração e ofertar a Deus aquilo que temos de melhor. Manifestemos ao mundo Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Sejamos como ouro: resplandeçamos as virtudes, sejamos reflexos da luz de Deus. Sejamos como o incenso: deixemo-nos consumir pelo Senhor; adoremos sempre a Deus com piedade e amor. Sejamos como a mirra: exalemos o bom odor de Cristo ao próximo e, mesmo passando por dores humanas, vençamos todas as tribulações com Cristo.

  Que a Virgem oferente rogue por nós! Que os Santos Reis intercedam nós! Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.