1213. O
Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no
Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta
que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e
regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos
incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. «Baptismos
est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Batismo pode
definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra».
I.
Como se chama este sacramento?
1214. Chama-se Batismo, por
causa do rito central com que se realiza: batizar (baptizeis, em
grego) significa «mergulhar», «imergir». A «imersão» na água simboliza a
sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com
Ele como «nova criatura» (2 Cor 5, 17;Gl 6, 15).
1215. Este
sacramento é também chamado «banho da regeneração e da renovação no
Espírito Santo» (Tt 3, 5), porque significa e realiza aquele nascimento da
água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3,
5).
1216. «Este
banho é chamado iluminação, porque aqueles que recebem este
ensinamento [catequético] ficam com o espírito iluminado...». Tendo recebido no
Batismo o Verbo, «luz verdadeira que ilumina todo o homem» (Jo 1, 9),
o batizado, «depois de ter sido iluminado», tornou-se «filho da luz» e ele
próprio «luz» (Ef 5, 8):
«O
Batismo é o mais belo e magnífico dos dons de Deus [...] Chamamos-lhe dom,
graça, unção, iluminação, veste de incorruptibilidade, banho de regeneração,
selo e tudo o que há de mais precioso. Dom, porque é conferido àqueles
que não trazem nada: graça, porque é dado mesmo aos culpados: batismo, porque
o pecado é sepultado nas águas; unção, porque é sagrado e régio (como
aqueles que são ungidos); iluminação, porque é luz irradiante; veste, porque
cobre a nossa vergonha; banho, porque lava; selo, porque nos
guarda e é sinal do senhorio de Deus».
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